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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2003.tde-04012024-160309
Document
Author
Full name
Fernando de Castro Junqueira
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2003
Supervisor
Committee
Barros, Ettore Apolonio de (President)
Fleury, Agenor de Toledo
Ribeiro, Jose Francisco
Title in Portuguese
Desenvolvimento de um giroscópio sintonizado dinamicamente DTG.
Keywords in Portuguese
Controle (Teoria de sistemas e controle)
Sistemas dinâmicos
Abstract in Portuguese
Este trabalho baseia-se em um projeto de giroscópio DTG, onde se pretende dar uma visão geral sobre seu desenvolvimento, mostrar as dificuldades encontradas assim como os resultados obtidos, ainda que incompletos e sugerir os passos seguintes no sentido de se atingirem melhores precisões de deriva para que possam, no futuro, serem utilizados em navegação. Através do estudo de seu modelo dinâmico e do seu modelo de erros, pretende-se compreender e analisar seu funcionamento, bem como avaliar as principais causas de erros. Uma discussão das necessidades de precisão construtiva, bem como dos métodos e dos materiais de fabricação faz parte das preocupações deste trabalho. Também será feita uma descrição dos principais ensaios de caracterização para que seja feita a sintonia do giroscópio, e o levantamento dos coeficientes de compensação do modelo de erros utilizado. Em seguida serão mostrados e comentados os resultados de uma seqüência de ensaios de caracterização, dentre eles, do erro aleatório das leituras que é o parâmetro que melhor caracteriza a qualidade de um giroscópio. Ao final será concluído que o protótipo ensaiado demonstra os princípios de funcionamento, já tem uma qualidade capaz de satisfazer diversas aplicações, mas para uso em navegação de longos períodos muito investimento ainda deve ser feito.
Title in English
Untitled in english
Keywords in English
Control (Systems and control theory)
Dynamic systems
Abstract in English
This work describes the design of a DTG gyroscope, the general aspects of its development, the main difficulties involved as well as some performance results are discussed. Future work aiming at achieving higher accuracy is suggested. A dynamic model and an error model of the tuned gyroscope are developed to study the fundamental principles of operation and to identify the most important errors sources. A discussion of the constructive requirements, the machining procedures and material employed in the DTG implementation are presented. The main characterization tests to establish the tuning conditions and to compute the error model compensation coefficients are described. These experimental results are discussed including the random drift, which is the main parameter that qualifies the gyroscope. The tested prototype presented reasonable performance and demonstrated the operation principles. At its current stage of development, the DTG performance is satisfactory for a number of practical applications. However, further developments and investments are needed to reach the requirements for long period navigation systems.
 
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Publishing Date
2024-01-04
 
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