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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1993.tde-02052024-111314
Documento
Autor
Nome completo
Walter Zottin
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1993
Orientador
Banca examinadora
Tu, Carlos Chien Ching (Presidente)
Castro, Fernando Luiz Juliano de
Duarte Junior, Durval
Título em português
Simulação da dinâmica de anéis de um pistão utilizado em motores de combustão interna.
Palavras-chave em português
Anéis
Motores de combustão interna
Pistões
Resumo em português
Os anéis de um pistão utilizados em um motor de combustão interna devem propiciar uma boa vedação entre o pistão e o cilindro, dificultando a passagem do gás da câmara de combustão em direção ao cárter, mantendo a compressão do gás. Uma eficiente vedação deve dificultar a passagem do gás em direção ao cárter e do óleo lubrificante em direção a câmara de combustão. Além disso, os anéis devem controlar o montante de óleo lubrificante depositado na parede do cilindro, influenciando diretamente no consumo de óleo do motor, uma vez que parte desse montante de óleo é vaporizado pelas altas temperaturas do gás, principalmente no ciclo de combustão. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo matemático, viabilizado por um programa computacional chamado RING, capaz de simular a dinâmica dos anéis de um pistão, em regime de operação. Este simulador pode ser utilizado como ferramenta de projeto para o conjunto pistão/anéis/cilindro, revelando as relações causa versus efeito entre as características físico/geométricas do conjunto e desempenho durante funcionamento, objetivando a redução da quantidade de testes em motores, número de protótipos, custo e tempo total para execução do projeto.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Internal combustion engines
Pistons
Rings
Resumo em inglês
The main function of piston rings which are used in combustion engines is to provide a good seal preventing gas leakage from the combustion chambre to the crankcase and also the flow of lubricant oil from the crankcase to the combustion chambre. The piston rings must control the amount of lubricant oil deposited in the cylinder liner which influences directly the lubricant oil consumption of an engine. A portion of this amount of oi lis vaporized due to the high temperature of the gas, mainly in the combustion cycle. This work presents the development of a mathematical model and a computer program called RING which is able to simulate the dynamics of the piston rings, during operating conditions. This sumulator can be used as a tool for piston, piston ring and cylinder liner design because it makes possible to know the relationship between the geometrical/physical characteristics of the set (piston, piston rings and liner) and its performance during operating conditions. This program can also help the design engineer in the reduction of engine tests, number of prototypes, cost and total project time.
 
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Data de Publicação
2024-05-02
 
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