• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1993.tde-02052024-111314
Documento
Autor
Nombre completo
Walter Zottin
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1993
Director
Tribunal
Tu, Carlos Chien Ching (Presidente)
Castro, Fernando Luiz Juliano de
Duarte Junior, Durval
Título en portugués
Simulação da dinâmica de anéis de um pistão utilizado em motores de combustão interna.
Palabras clave en portugués
Anéis
Motores de combustão interna
Pistões
Resumen en portugués
Os anéis de um pistão utilizados em um motor de combustão interna devem propiciar uma boa vedação entre o pistão e o cilindro, dificultando a passagem do gás da câmara de combustão em direção ao cárter, mantendo a compressão do gás. Uma eficiente vedação deve dificultar a passagem do gás em direção ao cárter e do óleo lubrificante em direção a câmara de combustão. Além disso, os anéis devem controlar o montante de óleo lubrificante depositado na parede do cilindro, influenciando diretamente no consumo de óleo do motor, uma vez que parte desse montante de óleo é vaporizado pelas altas temperaturas do gás, principalmente no ciclo de combustão. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo matemático, viabilizado por um programa computacional chamado RING, capaz de simular a dinâmica dos anéis de um pistão, em regime de operação. Este simulador pode ser utilizado como ferramenta de projeto para o conjunto pistão/anéis/cilindro, revelando as relações causa versus efeito entre as características físico/geométricas do conjunto e desempenho durante funcionamento, objetivando a redução da quantidade de testes em motores, número de protótipos, custo e tempo total para execução do projeto.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Internal combustion engines
Pistons
Rings
Resumen en inglés
The main function of piston rings which are used in combustion engines is to provide a good seal preventing gas leakage from the combustion chambre to the crankcase and also the flow of lubricant oil from the crankcase to the combustion chambre. The piston rings must control the amount of lubricant oil deposited in the cylinder liner which influences directly the lubricant oil consumption of an engine. A portion of this amount of oi lis vaporized due to the high temperature of the gas, mainly in the combustion cycle. This work presents the development of a mathematical model and a computer program called RING which is able to simulate the dynamics of the piston rings, during operating conditions. This sumulator can be used as a tool for piston, piston ring and cylinder liner design because it makes possible to know the relationship between the geometrical/physical characteristics of the set (piston, piston rings and liner) and its performance during operating conditions. This program can also help the design engineer in the reduction of engine tests, number of prototypes, cost and total project time.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.