• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1988.tde-02052024-105609
Documento
Autor
Nome completo
Silvio de Andrade Figueiredo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1988
Orientador
Banca examinadora
Nigro, Francisco Emilio Baccaro (Presidente)
Brinati, Hernani Luiz
Pimenta, Marcos de Mattos
Título em português
Simulação de desempenho e consumo de veículos rodoviários.
Palavras-chave em português
Veículos rodoviários (Desempenho; Simulação)
Resumo em português
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um método numérico de previsão de desempenho e consumo d=e veículos, de aplicação em microcomputadores. Inicialmente são estudados os esforços que podem influenciar o desempenho ou consumo de veículos. A estes esforços é dada formulação compatível com uma expectativa de precisão da simulação da ordem de 2%, sendo algumas vezes utilizadas equações empíricas. A metodologia desenvolvida considera os testes de bancada e de campo que usualmente são realizados para se avaliar o desempenho e consumo dos veículos. São definidos um modelo e uma estrutura de programa que permitam a aplicação da simulação a diversos tipos de veículos, em diversas condições de operação. O método fornece resultados de desempenho à plena carga, consumo segundo trajetos normalizados, e consumo e desempenho em trajetos reais previamente definidos. Para verificar a precisão do método é feita uma comparação dos resultados obtidos através da simulação com resultados obtidos em testes práticos.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Road vehicles (Performance; Simulation)
Resumo em inglês
In this present thesis is described the development of a numerical methodology to predict the performance and consumption of vehicle, to be used in microcomputer. At first the forces influencing the performance and consumption of the vehicle are studied, and equated according to a simulation accurancy expectation of apprximately 2%. Sometimes empirical equations are used. The developed methodology is compatible with the bench and field tests usually utilized to evaluate the performance and consumption of vehicles. The developed model and program structure allow the simulation to be applied to several kinds vehicle, on diferente operational conditions. The method can be used to predict WOT performance, consumption under standart driving conditions, and consumption and performance on actual roads that were previously especified. To verify the methodology accrurancy, some simulation results are compared with pratical results.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.