• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-31082021-195415
Documento
Autor
Nombre completo
Gláucia Silva Bierwagen
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Citelli, Adilson Odair (Presidente)
Almeida, Maria do Carmo Souza de
Argollo, Rita Virginia Alves Santos
Maluly, Luciano Victor Barros
Pinheiro, Rose Mara
Título en portugués
Vozes da trans(formação) docente na perspectiva da Comunicação/Educação
Palabras clave en portugués
Alfabetização e Letramento Midiático e Informacional
Comunicação
Educação
Educomunicação
Formação continuada docente
Identidade Profissional
Media
Metodologias ativas
Tecnologias de informação e comunicação
Resumen en portugués
Estamos em uma sociedade que se apresenta em constante estado de transformação, interconectada, fluída, globalizada e mercantilizada. Os sistemas de ensino públicos brasileiros têm se ajustado em uma lógica gerencialista. Com isso, a 'voz' de docentes e suas práticas pedagógicas positivas são pouco evidenciadas nas políticas públicas educativas e de formação brasileiras. Nesta conjuntura, os professores e as professoras encontram novas percepções sobre o seu papel na sociedade e a sua identidade profissional. Além disso, com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e os media cada vez mais presentes nas escolas, a formação continuada para a área de comunicação e novas tecnologias devem estar pautadas na compreensão, na qual, tais dispositivos e suas linguagens geram novos modos de perceber a realidade, de aprender, de se comportar, de produzir novos gostos e de difundir conhecimentos. Por essas razões, o objetivo deste trabalho foi investigar as percepções docentes, sobre como se observam em relação à formação continuada no âmbito das relações da sociedade e da cultura, e da presença das tecnologias de informação e comunicação e dos media nas instituições escolares. Para efetuarmos esta investigação qualitativa, tendo como universo os educadores e as educadoras da rede municipal de São Paulo, efetuamos uma opção multimetodológica: 1) pesquisa bibliográfica e documental, com base nos aportes teóricos da Comunicação, Educação e interface Comunicação/Educação (2) aplicação do modelo metodológico da Pesquisa em Comunicação (LOPES, 2010); (3) observações participantes (4); 15 entrevistas; (5) aplicação de 245 questionários; (6) leitura de atas de reuniões formativas nas escolas; (7) análise de conteúdo (BARDIN,2016). Com a finalidade de atuar frente aos desafios produzidos por tal sociedade, os resultados sugerem o fortalecimento da autonomia e do protagonismo docente nas formações, o exercício da práxis reflexiva, no sentido proposto por Paulo Freire, e o reconhecimento de elementos subjetivos e objetivos da complexa e multidimensional identidade docente. A partir das análises efetuadas, as principais percepções docentes acerca dos processos formativos continuados, se constituíram: a) na necessidade de construção de políticas públicas formativas contínuas; b) no aprendizado através das práticas docentes e do compartilhamento de tais atividades; c) na atualização de metodologias, nas TIC e nos media para aplicação nos projetos didáticos; d) na formação pessoal e profissional; e) nos programas formativos produzidos com os/as educadores/as; f) no aprendizado com os pares, discentes e a comunidade; g) na reconstrução permanente do papel da docência, rompendo padrões constituídos; e h) na existência de espaços-tempos de reflexão sobre a educação e dilemas da profissão. Sobre as múltiplas alfabetizações e letramentos relacionados aos media e às TIC, os e as participantes consideraram ser necessário ter formação inicial em uma perspectiva educomunicativa. Além disso, tais partícipes ponderaram ser relevante os educadores e as educadores estarem constantemente se (trans)formando, apresentando fatores como: a curiosidade, a pesquisa, a parceria com estudantes, a colaboração entre pares, o entendimento da função política da docência e o conhecimento sobre qual é o papel dos dispositivos tecnocomunicativos na sociedade.
Título en inglés
Voices of teachers about (trans)formation in the perspective of Communication/Education
Palabras clave en inglés
Active Methodologies
Communication
Continuing teacher education
Education
Educommunication
Information and communication technologies (ICT)
Media
Media and Information Literacy
Professional Identity
Resumen en inglés
We are in a society that is in a constant state of transformation, interconnected, fluid, globalized and commercialized. Brazilian public education systems have adjusted to a managerialist logic. As a result, the "voice" of teachers and their positive pedagogical practices are barely evident in Brazilian education and public education policy. In this scenario, teachers find new perceptions about their role in society and their professional identity. In addition, with information and communication technologies (ICT) and the media increasingly present in schools, continuing education for the area of communication and new technologies must be based on understanding, in which such devices and their languages generate new ways of perceiving reality, to learn, to behave, to have new tastes and to spread knowledge. For these reasons, the objective of this work was to investigate the teachers' perceptions about how they are observed in relation to continuing education in the context of society and culture, with the presence of information and communication technologies and the media as a background, in school institutions. In order to carry out this qualitative investigation, having as a universe the educators of the municipal of São Paulo, we made a multimetodological option: 1) bibliographic and documentary research, based on the theoretical contributions of Communication, Education and Communication/Education interface (2) application of the methodological model of Communication Research (LOPES, 2010); (3) participating observations (4); 15 interviews; (5) application of 245 questionnaires; (6) reading of minutes of training meetings in schools; (7) content analysis (BARDIN, 2016). In order to act in the face of the challenges produced by such a society, the results suggest the strengthening of teaching autonomy and protagonism in training, the exercise of reflective praxis, in the sense proposed by Paulo Freire, and the recognition of subjective and objective elements of the complex and multidimensional teaching identity. From the analyzes carried out, the main teaching perceptions about the continuous training processes, were constituted: a) in the need to build continuous training public policies; b) in learning through teaching practices and sharing such activities; c) updating methodologies, ICTs and media for application in didactic projects; d) in personal and professional training; e) in the training programs produced with the educators; f) learning from peers, students and the community; g) in the permanent reconstruction of the role of teaching, breaking constituted standards; and h) the existence of time-spaces for reflection on education and the dilemmas of the profession. Regarding the multiple literacies related to the media and ICTs, the participants considered it necessary to have initial training in an educommunicative perspective. In addition, these participants considered that it is relevant for educators to be constantly (trans) forming, presenting curiosity, research, partnership with students, collaboration between peers, understanding the political role of teaching and knowledge about which it is the role of technocommunicative devices in society.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-08-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.