• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-31032022-173242
Documento
Autor
Nome completo
Cauê de Souza Rebouças
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Silva, Wagner Souza e (Presidente)
Avancini, Atilio José
Menezes, José Eugenio de Oliveira
Título em português
Leitor digital (e-reader): um redimensionamento midiático do livro na ambiência digital
Palavras-chave em português
e-reader
leitor digital
livro
livro digital
tecnoimagem
Resumo em português
O livro é um dos principais artefatos históricos, sociais e culturais da história humana. O leitor digital (e-reader) traz novas potencialidades ao leitor, escritor e demais agentes envolvidos no mercado editorial por estar inserido dentro de um ambiente digital. Com a premissa de ser um aparelho específico para leitura, o e-reader adquiriu características das redes sociais ao longo dos anos. Hoje é possível compartilhar trechos de livros e interagir com outros usuários por meio desse device, o que desloca o leitor para as lógicas de extração de dados, bolhas de filtro e outros fenômenos digitais. A partir de uma revisão crítica de autores como Vilém Flusser, Dominique Wolton, Walter Benjamin, Lev Manovich e Norval Baitello Junior, bem como de um levantamento bibliográfico sobre o cenário da leitura no Brasil e a historicidade dos e-readers, este trabalho visa a estruturar um referencial teórico para o entendimento do leitor digital como um aparelho flusseriano. Assim, ao mesmo tempo que fornecem novas ferramentas para leitura e publicação de livros para os autores, os e-readers atribuem características de tecnoimagem ao texto e redimensionam o caráter midiático do livro.
Título em inglês
E-reader: a new media dimensioning of the book in the digital environment.
Palavras-chave em inglês
book
digital book
digital reader
e-reader
technoimage
Resumo em inglês
The book is one of the main historical, social and cultural artifacts of human history. The e-reader brings new potential to the reader, writer and other agents involved in the publishing market as it is inserted in a digital environment. With the premise of being a specific device for reading, the e-reader acquired characteristics of social networks over the years. Today, it`s possible to share phrases from books and interact with other users through this device. Based on a critical review by authors such as Vilém Flusser, Dominique Wolton, Walter Benjamin, Lev Manovich and Norval Baitello Junior, as well as a bibliographical survey on the reading scenario in Brazil and the historicity of e-readers, this work aims to structure an theorical understanding from the digital reader as a Flusser`s device. Thus, at the same time that this new media provide authors with new tools for reading and publishing books, e-readers attribute techno-image characteristics to the text and resize the book's media character.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-04-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.