• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-29112022-120808
Documento
Autor
Nome completo
Tatiana Garcia Luz de Carvalho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Citelli, Adilson Odair (Presidente)
Nagamini, Eliana
Teles, Edilane Carvalho
Título em português
Perspectivas da gestão escolar sobre mídias e TDIC: uma análise a partir de duas escolas municipais de ensino fundamental em São Paulo
Palavras-chave em português
Comunicação
Educação
Educomunicação
Escola
Gestão escolar
Mídias
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Resumo em português
Gestores escolares desempenham papel estratégico quando se trata da incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e mídias no ambiente escolar. Sendo responsáveis por implementar e gerir o projeto da escola, podem adotar diferentes abordagens para incorporar elementos da cultura digital processos técnicos, práticas, valores e atitudes nas propostas pedagógicas. Esta pesquisa, realizada na perspectiva da interface Comunicação e Educação, tem como objetivo investigar se as posturas adotadas por esses profissionais são da ordem do afastamento ou da aproximação com relação às TDIC e mídias. Para realizar tal estudo, analisamos os Projetos Políticos Pedagógicos das EMEFs Edgard Carone e Remo Rinaldi Naddeo do município de São Paulo, bem como entrevistamos os gestores dessas unidades educativas. A investigação promoveu a percepção de que as condutas variam de acordo com a formação desses profissionais, a divisão de trabalho entre equipe gestora e também são balizadas pelo contexto político e social do momento, a exemplo do ensino remoto emergencial, consequência da pandemia de Covid-19, que obrigou gestores a se aproximarem da esfera digital.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Communication
Digital Information and Communication Technologies
Education
Educommunication
Media
School
School management
Resumo em inglês
School managers play a strategic role in positioning digital information and communication technologies (DICT) and media in the school environment. Being responsible for implementing and managing the school project, they can adopt different approaches to incorporate elements of digital culture - technical processes, practices, values and attitudes - in pedagogical proposals. This research, carried out from the perspective of the Communication and Education interface, aims to investigate whether the attitudes adopted by these professionals can be acknowledged as distancing or approximation as far as DICT and media are concerned. To carry out this study, we analyzed the Political Pedagogical Projects of the EMEFs Edgard Carone and Remo Rinaldi Naddeo in the city of São Paulo, as well as interviewed the managers of these educational units. The investigation promoted the perception that the conduct adopted by these professionals varies according to the training of each individual, the division of labor among the management team, and it is also marked by the political and social context of the moment, for example, the emergency remote education, consequence of the Covid-19 pandemic, which forced managers to get acquainted with the digital sphere.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-11-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.