• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-27042022-113605
Documento
Autor
Nombre completo
Michele Medeiros Martins de Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Kunsch, Margarida Maria Krohling (Presidente)
Aguiar, Carolina Villa Nova
Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Título en portugués
Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacional
Palabras clave en portugués
Comprometimento Organizacional
Comunicação Interna
Comunicação Organizacional
Relações Públicas
Resumen en portugués
O comprometimento organizacional tem sido amplamente estudado e pesquisado, sobretudo por administradores. No campo da comunicação há ainda poucas contribuições, embora o mercado exija constantemente dos profissionais de comunicação organizacional estratégias e práticas que contribuam para o vínculo afetivo de empregados com empresas. Diante dessa lacuna, o presente estudo objetivou analisar a relação entre o comprometimento e a comunicação organizacional sob nova ótica, a da comunicação, investigando de que forma o segundo elemento pode contribuir para o primeiro. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso único integrado, ou seja, com múltiplas unidades de análise, que combinou técnicas quantitativa e qualitativa. A pesquisa envolveu uma amostra de 1.763 trabalhadores dos ambientes administrativo, industrial e comercial de uma organização do setor alimentício. Os resultados revelam que: primeiro, um alto nível de comprometimento organizacional foi identificado na organização; segundo, em uma escala de 0 a 10 para mensurar a contribuição da comunicação para o comprometimento, o nível alcançado foi 7; terceiro, as dimensões estratégica e cultural da comunicação são aquelas que demostraram maior contribuição, em especial as práticas comunicacionais voltadas ao alinhamento dos empregados com os objetivos e valores organizacionais; quarto: a comunicação de liderança apresentou-se como elemento-chave nesse cenário. Como principal contribuição, este estudo propôs um percurso metodológico que permite analisar o comprometimento organizacional vinculado às práticas comunicacionais, podendo ser replicado em outras pesquisas sobre o tema ou testado em estudos que investiguem a relação da comunicação com outros fenômenos organizacionais.
Título en inglés
Employee communication as a strategic factor for organizational commitment.
Palabras clave en inglés
Internal Communication
Organizational Commitment
Organizational Communication
Public Relations
Resumen en inglés
Organizational commitment has been widely studied and researched, especially by administrators. In the field of communication, there are still few contributions, although the market constantly demands from organizational communication professionals strategies and practices that contribute to the affective bond of employees with companies. Given this gap, the present study aimed to analyze the relationship between commitment and organizational communication from a new perspective, that of communication, investigating how the second element can contribute to the first. To achieve this goal, a single integrated case study, that is, with multiple units of analysis, was conducted, combining quantitative and qualitative techniques. The research involved a sample of 1,763 workers from the administrative, industrial and commercial environments of an organization in the food sector. The results reveal that: first, a high level of organizational commitment was identified in the organization; second, on a scale from 0 to 10 to measure the contribution of communication to commitment, the level reached was 7; third, the strategic and cultural dimensions of communication are those that have shown the greatest contribution, especially communication practices aimed at aligning employees with organizational goals and values; fourth: leadership communication was presented as a key element in this scenario. As a main contribution, this study proposed a methodological approach that allows analyzing organizational commitment linked to communicational practices, which can be replicated in other research on the subject or tested in studies that investigate the relationship between communication and other organizational phenomena.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-04-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.