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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-27042022-113605
Document
Author
Full name
Michele Medeiros Martins de Almeida
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Supervisor
Committee
Kunsch, Margarida Maria Krohling (President)
Aguiar, Carolina Villa Nova
Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Title in Portuguese
Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacional
Keywords in Portuguese
Comprometimento Organizacional
Comunicação Interna
Comunicação Organizacional
Relações Públicas
Abstract in Portuguese
O comprometimento organizacional tem sido amplamente estudado e pesquisado, sobretudo por administradores. No campo da comunicação há ainda poucas contribuições, embora o mercado exija constantemente dos profissionais de comunicação organizacional estratégias e práticas que contribuam para o vínculo afetivo de empregados com empresas. Diante dessa lacuna, o presente estudo objetivou analisar a relação entre o comprometimento e a comunicação organizacional sob nova ótica, a da comunicação, investigando de que forma o segundo elemento pode contribuir para o primeiro. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso único integrado, ou seja, com múltiplas unidades de análise, que combinou técnicas quantitativa e qualitativa. A pesquisa envolveu uma amostra de 1.763 trabalhadores dos ambientes administrativo, industrial e comercial de uma organização do setor alimentício. Os resultados revelam que: primeiro, um alto nível de comprometimento organizacional foi identificado na organização; segundo, em uma escala de 0 a 10 para mensurar a contribuição da comunicação para o comprometimento, o nível alcançado foi 7; terceiro, as dimensões estratégica e cultural da comunicação são aquelas que demostraram maior contribuição, em especial as práticas comunicacionais voltadas ao alinhamento dos empregados com os objetivos e valores organizacionais; quarto: a comunicação de liderança apresentou-se como elemento-chave nesse cenário. Como principal contribuição, este estudo propôs um percurso metodológico que permite analisar o comprometimento organizacional vinculado às práticas comunicacionais, podendo ser replicado em outras pesquisas sobre o tema ou testado em estudos que investiguem a relação da comunicação com outros fenômenos organizacionais.
Title in English
Employee communication as a strategic factor for organizational commitment.
Keywords in English
Internal Communication
Organizational Commitment
Organizational Communication
Public Relations
Abstract in English
Organizational commitment has been widely studied and researched, especially by administrators. In the field of communication, there are still few contributions, although the market constantly demands from organizational communication professionals strategies and practices that contribute to the affective bond of employees with companies. Given this gap, the present study aimed to analyze the relationship between commitment and organizational communication from a new perspective, that of communication, investigating how the second element can contribute to the first. To achieve this goal, a single integrated case study, that is, with multiple units of analysis, was conducted, combining quantitative and qualitative techniques. The research involved a sample of 1,763 workers from the administrative, industrial and commercial environments of an organization in the food sector. The results reveal that: first, a high level of organizational commitment was identified in the organization; second, on a scale from 0 to 10 to measure the contribution of communication to commitment, the level reached was 7; third, the strategic and cultural dimensions of communication are those that have shown the greatest contribution, especially communication practices aimed at aligning employees with organizational goals and values; fourth: leadership communication was presented as a key element in this scenario. As a main contribution, this study proposed a methodological approach that allows analyzing organizational commitment linked to communicational practices, which can be replicated in other research on the subject or tested in studies that investigate the relationship between communication and other organizational phenomena.
 
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Publishing Date
2022-04-27
 
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