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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-27032021-120511
Documento
Autor
Nome completo
Vinícius Alves Sarralheiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Batista, Leandro Leonardo (Presidente)
Cardoso, Janine Miranda
Malinverni, Claudia
Título em português
Existe amor em app?: Percepções sobre a sexualidade, a prevenção e a comunicação do HIV e da aids entre usuários de aplicativos de relacionamento
Palavras-chave em português
Aplicativos de relacionamento
Comunicação de risco
Comunicação e saúde
Estratégias sexuais
HIV
Resumo em português
Esta pesquisa tem como objetivo traçar um panorama acerca das percepções em relação ao HIV e à aids entre usuários de aplicativos de relacionamento gay e HSH (homens que fazem sexo com homens), como o Grindr e o Hornet por exemplo, realizando-se uma leitura fundamentada nos principais discursos e práticas que envolvem a sexualidade e a produção das subjetividades a fim de se debater a comunicação de risco e a promoção da saúde. A discussão teórica é formada pelos campos da comunicação e saúde, da comunicação de risco, das subjetividades, das estratégias sexuais e escolha de parceiros, enfatizando suas relações com a construção histórica e social da aids no Brasil. Diante da complexidade deste tema, também foi realizada uma pesquisa com indivíduos do aplicativo Hornet, tendo por base o modelo da Comunicação Social do Risco e que contou com 8 entrevistas em profundidade e um questionário (survey) com 1167 respostas completas. A partir desses dados, utilizando o software IRaMuTeQ, chegou-se à delimitação de três eixos de análise de acordo com a percepção dos sujeitos, a saber: (1) sexualidade, (2) prevenção e (3) formatos de comunicação; que posteriormente foram divididos em temas mais específicos para as discussões. Dentre os principais resultados se destaca a utilização das estratégias sexuais como mediadoras da relação com o sexo e a percepção do risco e a clara separação discursiva entre sexualidade e prevenção, indicando as problemáticas da generalização midiática e apontando a importância dos contextos para compor as comunicações sobre o HIV. Também, propomos discussões que envolvem os aspectos sociais e culturais, além dos problemas e estigmas, que se estabelecem sobre a aids, a camisinha, a homossexualidade e os sujeitos, como ponto de partida para a criação de novas estratégias comunicacionais.
Título em inglês
Is there love in app? Perceptions about sexuality, HIV and aids prevention and communication among users of relationship apps
Palavras-chave em inglês
Communication and health
HIV
Relationship apps
Risk communication
Sexual strategies
Resumo em inglês
The objective of this research is to draw a panorama about the perceptions regarding HIV and aids among users of gay relationship apps and MSM (men who have sex with men), such as Grindr and Hornet for example, with a discussion based on the main discourses and practices that involve sexuality and the production of subjectivities in order to debate risk communication and health promotion. The theoretical discussion is formed by the fields of communication and health, risk communication, subjectivities, sexual strategies and choice of partners, emphasizing their relationship with the historical and social construction of aids in Brazil. In view of the complexity of this theme, a survey was also carried out with individuals from the Hornet application, based on the Social Risk Communication model, which included 8 in-depth interviews and a survey with 1167 complete answers. From these data, using the IRaMuTeQ software, it was possible to delimit three axes of analysis according to the subjects' perception, namely: (1) sexuality, (2) prevention and (3) communication formats; which were later divided into more specific topics for discussions. Among the main results, we highlight the use of sexual strategies as mediators of the relationship with sex and the perception of risk and the clear discursive separation between sexuality and prevention, indicating the problems of media generalization and pointing out the importance of contexts to compose communications about HIV. We also propose discussions that involve social and cultural aspects, in addition to the problems and stigmas, which are established about aids, condoms, homosexuality and subjectivity, as a starting point for the creation of new communication strategies.
 
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Data de Publicação
2021-04-05
 
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