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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-26082021-224556
Document
Auteur
Nom complet
Juliane Martins
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Ferrari, Maria Aparecida (Président)
Beraza, Miguel Ángel Zabalza
Lima, Manolita Correia
Machado, Nilson Jose
Romancini, Richard
Titre en portugais
Trajetórias de comunicadores desde a educação superior: histórias de vida sobre a formação do profissional no contexto das competências
Mots-clés en portugais
Área de Comunicação
Competências
Formação acadêmico-profissional
Processo ensino-aprendizagem
Projeto pedagógico de curso
Resumé en portugais
As últimas diretrizes curriculares para o campo da Comunicação estruturam cursos autônomos vinculados às profissões que o constituem, abolindo o formato de habilitações. Os documentos apontam a formação do egresso ancorada na perspectiva das competências do futuro profissional, resultado do alinhamento das políticas educacionais brasileiras às orientações de organismos internacionais, enfatizando uma educação baseada em competências em concordância com o sistema produtivo. Tal realidade acaba escamoteando o projeto de formação do estudante, que visa contemplar a concepção da educação ofertada na graduação, com objetivos, processo ensino-aprendizagem e formas de avaliação. Esta tese trata de aproximar uma formação emancipadora à formação profissional, como se depreende da abordagem sobre competências em Rué (2009), Marinho-Araujo e Rabelo (2015), Machado (2016) e Scallon (2018), direcionando práticas pedagógicas por meio da vivência de situações reais e complexas, para mobilizar saberes em prol de demandas individuais e coletivas. A visão adotada sobre formação compõe três eixos (PINEAU, 2010): o sujeito refletindo sobre seu processo formativo (autoformação) na relação com a alteridade (heteroformação) e com o meio onde vive (ecoformação), transformando a pessoa ao longo da vida e não se restringindo apenas a um espaço institucionalizado. O objetivo deste estudo foi compreender a formação acadêmico-profissional de egressos da área de Comunicação no contexto das competências, tendo como finalidade prática retroalimentar a reflexão de professores e coordenadores de cursos sobre a elaboração de projetos pedagógicos, contribuindo para a formação de futuros comunicadores. Para isso, delineou-se uma abordagem qualitativa, baseada na perspectiva construtivista, a partir de pesquisa narrativa (CRESWELL, 2014), tendo como método a história de vida, que utiliza experiências vividas durante o processo de formação (JOSSO, 2010a, 2010b). A coleta de dados aconteceu por entrevistas com egressos de cursos da área de Comunicação que contribuíram na produção de narrativas submetidas à análise de conteúdo com o apoio do software NVivo. Como resultado, destacou-se a importância de uma formação geral, articulando competências transversais e específicas no processo ensino-aprendizagem dos cursos. Para isso, recomenda-se expandir o espaço educacional, tomando o entorno sociolaboral como ambiente de aprendizagem em ação, por meio de métodos pedagógicos e de avaliação diferenciados e contextualizados, além da realização de atividades formativas pelos estudantes para a construção de saberes. É indispensável a busca pela integração da teoria com a prática, no sentido de práxis, e da interdisciplinaridade nos eixos formativos, estimulando a convivência, o relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe a partir da realização de projetos colaborativos. Esses aportes engendram um projeto pedagógico personalizado, considerando as particularidades do contexto do curso a orientar o processo ensino-aprendizagem. A elaboração do projeto deve contemplar a cultura institucional e envolver os diversos públicos de interesse, num processo de escuta e reflexão sobre o perfil de formação do egresso. Com esses achados, compreende-se a formação como construção de saberes numa ideia integral da pessoa em sua complexidade. Valoriza-se uma formação ampla, que estimule pensar, interpretar, questionar, argumentar, relacionar-se e promover encontros.
Titre en anglais
Pathways of communicators from higher education: life stories about professional training in the context of competencies.
Mots-clés en anglais
Academic and professional development
Communication Area
Competencies
Pedagogical course design
Teaching and learning process
Resumé en anglais
The latest curricular guidelines for the field of Communication structure autonomous courses linked to the professions that constitute it, abolishing the qualification format. The documents point to the formation of graduates anchored in the perspective of the future professional's competencies, the result of the alignment of Brazilian educational policies with the international organizations's guidelines, emphasizing competency-based education in accordance with the productive system. This reality conceals the student's training project, which aims to contemplate the concept of education offered at graduation, with objectives, teaching and learning process and, forms of assessment. This thesis aims to bring emancipatory formation closer to professional training, as can be seen from the approach on competencies in Rué (2009), Marinho-Araujo and Rabelo (2015), Machado (2016), and Scallon (2018), and direct pedagogical practices through the experience of real and complex situations, to mobilize knowledge in favor of individual and collective demands. The adopted view on training comprises three axes (PINEAU, 2010): the subject reflecting on his formative process (self-formation) in relation to alterity (heteroformation) and the environment where he lives (ecoformation), transforming the person throughout life and not being restricted to an institutionalized space. The objective of this study was to understand the academic and professional training of graduates in the field of Communication in the context of competencies, with the practical purpose of providing feedback to the reflection of teachers and course coordinators on the development of pedagogical projects, contributing to the training of future communicators. For this, a qualitative approach was outlined, based on the constructivist perspective, based on narrative research (CRESWELL, 2014), using the life story method, which uses experiences lived during the training process (JOSSO, 2010a, 2010b). Data collection took place through interviews with graduates from Communication courses who contributed to the production of narratives submitted to content analysis with NVivo software's support. As a result, general training's importance was highlighted, articulating transversal and specific competencies in the course's teaching and learning process. For this, it recommends expanding the educational space, taking the socio-occupational environment as a learning environment in action, through differentiated and contextualized pedagogical methods and assessment, in addition to the performance of student's training activities for the construction of knowledge. It is essential to seek the integration of theory with practice, in the sense of praxis, and interdisciplinarity in the formative axes, stimulating coexistence, interpersonal relationships, and teamwork from the realization of collaborative projects. These contributions generate a personalized pedagogical project, considering the course context's particularities to guide the teaching and learning process. The elaboration of the project must contemplate the institutional culture and involve the various stakeholders, in a process of listening and reflecting on the graduate profile. With these findings, training is understood as the construction of knowledge in an integral idea of the person in its complexity. A broad education that encourages thinking, interpreting, questioning, arguing, relating, and promoting meetings is valued.
 
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Date de Publication
2021-08-27
 
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