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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-26022021-224447
Documento
Autor
Nombre completo
Mariana Marques de Lima Pinheiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Lopes, Maria Immacolata Vassallo de (Presidente)
Bucci, Eugênio
Magno, Maria Ignês Carlos
Serelle, Márcio de Vasconcellos
Soares, Rosana de Lima
Título en portugués
A crítica de telenovela como operação de circulação de sentidos
Palabras clave en portugués
Circulação de sentidos
Crítica
Críticos
Telenovela
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem como finalidade entender como se configura a crítica de telenovela veiculada no ambiente digital. Nosso objetivo principal é apreender a função dessa crítica de telenovela contemporânea difundida em sites e blogs, compreendendo suas características no cenário brasileiro e sua circulação de sentidos. Assim, percebemos a circulação da telenovela em diferentes ambientes como um emaranhado de forças que levam à construção de sentidos e às reconfigurações do campo discursivo. Como formadores de opinião - e devido ao crescimento dos profissionais - , percebemos uma complexa interligação entre o que se fala sobre telenovelas no âmbito popular (casa, trabalho, redes sociais) com o que é discutido nas críticas, isto é, as análises se apresentam como mediadoras do falar empírico. Para os objetivos deste trabalho, a técnica de coleta de dados empíricos consiste em entrevistas com os críticos jornalistas. Os dados primários são compostos pelos artigos das críticas sobre telenovelas. O universo de observação é formado pelas críticas realizadas pelos jornalistas das cinco ficções de maior audiência pertencentes ao prime time da Rede Globo, entre os anos de 2012 e 2018. A faixa horária escolhida se deve à relevância discursiva e a pertencerem ao horário nobre da televisão. Quanto à emissora selecionada, as narrativas da TV Globo são as que mais se destacam em termos de discursividade, além de serem as que conseguem as maiores audiências da televisão no País. A seleção da pesquisa para a abordagem qualitativa compreenderá os críticos Maurício Stycer; Nilson Xavier; Patrícia Kogut e Cristina Padiglione. Esse elenco se destaca pela sua relevância nos escritos sobre o tema, pelo tempo de trabalho na mesma atividade de crítico, além de realizarem suas críticas on-line, o que propicia uma dinâmica maior na circulação de seus conteúdos e a facilidade de reunir e analisar os artigos. A fundamentação teórica se baseia em Martín-Barbero (2015 [1987]), a partir da teoria das mediações; Benjamin (2018) pelos Fragmentos da crítica literária, e por meio de Verón (1987), com a semiose social. Baccega (2000), Bucci (2004), Pignatari (1984) trazem apontamentos iniciais sobre a crítica da televisão brasileira. Como principais resultados, percebemos - pelas leituras e acompanhamento das críticas - , análises de caráter estético, nas quais discussões acerca do roteiro, verossimilhança, temáticas sociais são ressaltadas; e ainda notamos reflexões sobre as características da telenovela brasileira e a função da crítica. Além destas noções, percebemos uma pauta de valores, em que emergem os elementos políticos e uma demanda para questões sociais apresentadas nas ficções, evidenciando uma crítica que incide e dialoga com as questões da sociedade.
Título en inglés
The Telenovela Criticism as a Circulation of Senses Operation
Palabras clave en inglés
Circulation of senses
Criticism
Critics
Telenovela
Resumen en inglés
This research aims to understand how the telenovela criticism in the digital environment is configured. Our main objective is to apprehend the function of this critique of contemporary telenovelas spread on websites and blogs, understanding its characteristics in the Brazilian scenario and its circulation of meanings. Thus, we perceive the circulation of the telenovela in different environments as a tangle of forces that lead to the construction of meanings and the reconfigurations of the discursive field. As opinion makers - and due to the growth of professionals - we perceive a complex interconnection between what is said about telenovelas in the popular sphere (home, work, social networks) with what is discussed in the criticisms, that is, the analyzes are presented as mediators of empirical speech. For the purposes of this work, the empirical data collection technique consists of interviews with critical journalists. The primary data is made up of criticism articles about telenovelas. The observation universe is formed by the criticisms made by the journalists of the five most watched fictions belonging to the prime time of Rede Globo, between the years 2012 and 2018. The time slot chosen is due to the discursive relevance and belonging to the prime time of television. As for the selected broadcaster, TV Globo's narratives are the ones that stand out the most in terms of discourse, in addition to being the ones that reach the largest television audiences in the country. The selection of the research for the qualitative approach will include the critics Maurício Stycer; Nilson Xavier; Patrícia Kogut and Cristina Padiglione. This cast stands out for its relevance in the writings on the subject, for the time spent working in the same activity as a critic, in addition to conducting their criticisms online, which provides greater dynamics in the circulation of their content and the ease of gathering and analyzing the articles. The theoretical foundation is based on Martín-Barbero (2015 [1987]), based on the theory of mediations; Benjamin (2018) for Fragments of Literary Criticism, and through Verón (1987), with social semiosis. Baccega (2000), Bucci (2004), Pignatari (1984) bring initial notes on the criticism of Brazilian television. As main results, we perceive - through the readings and follow-up of the criticisms -, analyzes of aesthetic character, in which discussions about the script, verisimilitude, social themes are highlighted; and we still notice reflections on the characteristics of the Brazilian telenovela and the role of the critic. In addition to these notions, we perceive an agenda of values, in which the political elements and a demand for social issues presented in the fictions emerge, showing a criticism that affects and dialogues with the issues of society.
 
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Fecha de Publicación
2021-03-01
 
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