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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-25082021-113248
Documento
Autor
Nome completo
Cinira Baader
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Barreto Filho, Eneus Trindade (Presidente)
Batista, Leandro Leonardo
Doretto, Juliana
Piedras, Elisa Reinhardt
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco
Título em português
Mediação comunicacional das marcas na cultura alimentar infantil
Palavras-chave em português
Alimentação
Comunicação
Consumo
Crianças
Cultura Alimentar
Infância
Marcas
Mediações
Resumo em português
Uma investigação sobre a mediação comunicacional das marcas na cultura contemporânea de consumo alimentar infantil, desenvolvida com a participação das crianças no campo da comunicação. Assim se caracteriza o estudo desenvolvido, situado no contexto dos estudos comunicacionais e dos estudos da infância, explorando sua temática de investigação na interface comunicação, consumo, infância e cultura alimentar. Interface de estudos que demarca o interesse e preocupação social, política, institucional, acadêmica e de saúde pública no âmbito das questões de saúde e alimentação das crianças, do consumo alimentar infantil, da publicidade de alimentos, e da comunicação dirigida ao público infantil, caracterizados em um amplo e emaranhado contexto de discussão e debate social em que se coloca o desenvolvimento deste estudo. Nessa perspectiva, na delineação do objeto de investigação, propôs-se o estudo da recepção infantil de marcas de alimentos no âmbito das práticas e rituais de consumo alimentar das crianças em contextos familiares na cidade de São Paulo, explorando os modos de presença e mediação comunicacional das marcas na construção da cultura alimentar infantil e considerando os vínculos de sentidos entre marcas/produtos e crianças, na interface com as mediações culturais e comunicacionais presentes na modulação do consumo alimentar infantil no âmbito familiar. No campo dos estudos comunicacionais, em um contexto de raras pesquisas acadêmicas situadas na interface comunicação, consumo, infância e cultura alimentar, destacase o desenvolvimento deste estudo, pois que, para além de uma investigação sobre a mediação comunicacional das marcas na cultura contemporânea de consumo alimentar infantil, este estudo dedicou-se ao desenvolvimento da pesquisa com crianças em campo em seus contextos familiares, tomando as crianças como informantes, participantes e copesquisadores no processo de investigação. Perspectiva que torna este estudo original e relevante pela raridade da sua proposta e temática no contexto dos estudos comunicacionais e pelos investimentos filosófico- teórico-metodológicos de uma investigação de inspiração etnográfica desenvolvida com crianças no campo da comunicação.
Título em inglês
Communication mediation of brands in children's food culture
Palavras-chave em inglês
Brands
Childhood
Communication
Consumption
Food
Food Culture
Kids
Mediations
Resumo em inglês
An investigation into the communicational mediation of brands in the contemporary culture of infant food consumption developed with the participation of children in the field of communication, thus, characterizes this study developed situated in the context of communicational and childhood studies, exploring the research theme in the communication, consumption, childhood and food culture interface. The study interface that outlines social, political, institutional, academic and public health interest and concern in the area of children's health and nutrition, children's food consumption, food advertising and communication aimed at children is characterized in a wide and tangled context of discussion and social debate the development of this study. In this perspective, in delineating the object of investigation, proposed a study on children's reception of food brands within the scope of food consumption practices and rituals in family contexts in the city of São Paulo, exploring the ways of presence and mediation of brands in the construction of children's food culture, considering the sense links between brands/products and children at the interface with cultural and communicational mediations present in the modulation of children's food consumption in the family context. In the field of communicational studies, in a context of rare academic research located at the interface of communication, consumption, childhood and food culture, the development of this study stands out in addition to an investigation into the communicational mediation of brands in the contemporary culture of infant food consumption. This study was dedicated to the development of research with children, in the field in their family contexts, as informants, participants and co-researchers in the research process. The perspective that makes this study original and relevant is the rarity of its proposal and thematic in the context of communicational studies and the philosophical-theoretical-methodological investments of an ethnographicinspired investigation developed with children in the field of communication.
 
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CiniraBaaderVC.pdf (29.56 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-26
 
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