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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-22112022-164316
Document
Auteur
Nom complet
Gabriel Paezani Moccio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Batista, Leandro Leonardo (Président)
Borba, Eduardo Zilles
Tori, Romero
Titre en portugais
Efeito da realidade aumentada sobre a persuasão em comunicações públicas de combate ao tabagismo
Mots-clés en portugais
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Resumé en portugais
Persuasão pode ser definida como um esforço de comunicação bem-sucedido e intencional com o objetivo de influenciar as atitudes de outrem, de modo a gerar algum tipo de modificação cognitiva, afetiva ou comportamental no alvo. De acordo com os modelos de processamento duplo, a mensagem persuasiva forma atitudes persistentes, resistentes à mudança e preditivas do comportamento, quando processada por meio de uma abordagem analítica e reflexiva, e forma atitudes temporárias, flexíveis e não preditivas, quando processada por meio de uma abordagem sintética e automática. Nessa perspectiva, a literatura identifica e descreve alguns fatores que influenciam como a mensagem persuasiva é processada, tais como credibilidade, primazia, apelo ao medo e familiaridade. Mas há também outros que, embora identificados, ainda não foram corretamente descritos, como é o caso da presença, em que uma corrente argumenta no sentido de que níveis mais altos geram maiores variações de atitude, enquanto outra defende basicamente não existir relação entre as variáveis. Adotando a primeira corrente, esta dissertação foca no problema do tabagismo e propõe que propagandas antifumo que fazem uso da tecnologia de realidade aumentada, por fomentarem maiores níveis de presença, são mais persuasivas do que propagandas que não fazem uso da tecnologia. O tópico (tabagismo), embora já muito debatido, foi escolhido em virtude da recente introdução no mercado dos dispositivos eletrônicos de fumo, que se popularizaram entre os mais jovens, principalmente nos ambientes escolares, levantando a necessidade de novas medidas para conter o velho problema. Para testar então a hipótese, elaborou-se um desenho de estudo em duas fases: um questionário online e um experimento em laboratório. No questionário, avaliou-se a atitude inicial em relação ao tabaco; no experimento, por sua vez, os participantes foram expostos a um vídeo de 30s (estímulo não aumentado) e a um filtro de rede social (estímulo aumentado) e solicitados a responder algumas perguntas. Os resultados e a conclusão podem ser encontrados no final dessa obra.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
-
Resumé en anglais
Persuasion can be defined as a successful and intentional communication effort to influence another persons attitude, generating some kind of cognitive, affective, or behavioral modification on the target. According to the dual process models, the persuasive message can form persistent, change-resistant and behavior-predictive attitudes when processed through an analytical and reflective approach, and can form temporary, flexible and non-predictive attitudes when processed through a synthetic and automatic approach. From this perspective, the literature identifies and describes factors that influence how the persuasive message is processed, such as credibility, primacy, fear appeal and familiarity. But there are also others that, although identified, have not yet been correctly described, as it is the case with presence, where one view argues that higher levels generate greater variations in attitude, while another argues that there is basically no relationship between such variables. Adopting the first view, the dissertation focuses on the problem of smoking and proposes that anti-smoking advertisements that make use of augmented reality technology, by promoting higher levels of presence, are more persuasive than ads that do not use the technology. The topic (smoking), although already widely studied, was chosen due to the recent introduction of electronic smoking devices on the market, which became popular among younger people, especially in school environments, raising the need for new measures to contain the old problem. In order to test then the hypothesis, a two-phase study design was developed: an online questionnaire and a laboratory experiment. For the questionnaire, the initial attitude towards tobacco was evaluated; for the experiment, in turn, participants were exposed to a 30s video (non-augmented stimulus) and a social media filter (augmented stimulus) and required to answer some questions. The results and conclusion can be found at the end of this work.
 
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Date de Publication
2022-11-22
 
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