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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-20092022-154005
Documento
Autor
Nome completo
Lizbeth Carolina Kanyat Ojeda de Novaes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Mungioli, Maria Cristina Palma (Presidente)
Alves, Clarice Greco
Burnay, Catarina do Amaral Dias Duff
John, Valquíria Michela
Paulino, Roseli Aparecida Figaro
Título em português
A produção de sentidos na recepção da série Game of Thrones: um estudo de recepção sobre a construção de vínculos entre sujeitos locais e o produto televisivo global
Palavras-chave em português
Comunicação e consumo
Estudos de recepção
Ficção seriada
Local e global
Mídia transnacional
Resumo em português
O presente trabalho teve como objetivo central investigar a produção de sentidos sobre os elementos narrativos, discursivos e sobre as práticas de recepção que constituíram a predileção da série Game of Thrones (HBO, 2011-2019) por telespectadores brasileiros, a fim de obter uma compreensão mais ampla da recepção de ficção televisiva estrangeira. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo que busca entender a recepção e o consumo dessa série fundamentada nos Estudos de Linguagem, Estudos de Recepção, Estudos de Mídia Transnacional e na Teoria das Mediações. Assim, o problema de pesquisa é sintetizado em duas interrogações: (a) quais elementos narrativos, proposições discursivas e práticas de recepção - enquanto mediações constituintes da produção de sentidos - inter-relacionam-se na construção da predileção da série Game of Thrones por brasileiros no estado de São Paulo? e (b) de quais maneiras os sentidos produzidos na recepção da série articulam-se na vida cotidiana e social dos sujeitos entrevistados? Na etapa de coleta de dados foi utilizada amostra não probabilística, seguindo o princípio de diversificação interna de grupo até a saturação empírica. O corpus foi constituído por 12 entrevistas individuais em profundidade semiestruturadas com jovens residentes no estado de São Paulo, de 18 a 30 anos. O dispositivo de análise foi desenvolvido com base na Análise de Discurso de linha francesa (AD) para reconhecer as mediações atuantes na produção de sentidos sobre a preferência e os usos atribuídos à série pelos entrevistados. Os resultados apontam o hibridismo de gêneros, a presença de personagens multidimensionais e suas jornadas de reconhecimento, e a complexidade narrativa e moral, a construção de um storyworld verossímil como elementos narrativos e discursivos articuladores do interesse pela série. Tais elementos constituintes da poética da série revelaram-se como peças-chave para a atribuição de valores como distinção e pertinência em relação à realidade sociocultural vivida no momento histórico do processo de recepção. Outro achado da pesquisa refere-se que a série Game of Thrones, na qualidade de programa ficcional seriado predileto, tornou-se mediadora de práticas sociais, tais como: a construção de identidades, a socialização, a ritualidade, o exercício da cidadania e a prática de atividades lúdicas. A relevância e centralidade conquistada pelo produto midiático na experiência subjetiva e social do telespectador, possibilitou a construção de vínculos - nome atribuído à relação assídua, duradoura, significativa e pertinente encontrada entre os receptores locais e o programa televisivo transnacional.
Título em inglês
The production of meanings in the reception of the Game of Thrones series: an audience study on the construction of bonds between local viewers and the global TV product.
Palavras-chave em inglês
Communication and Consumption
Local and global
Reception Studies
Serial fiction
Transnational media
Resumo em inglês
This study aimed to investigate the production of meanings about the narrative elements, discursive propositions and reception practices that constituted the predilection of the Game of Thrones series (HBO, 2011-2019) by Brazilian viewers, in order to obtain a wider understanding about the reception of transnational media content. It is a qualitative investigation based on Language Studies, Reception Studies, Transnational Media Studies, and Mediation Theory. Therefore, the research problem is synthesized into two questions: (a) which narrative elements, discursive propositions and reception practices - as constituent mediations of the production of meanings - are interrelated in the construction of predilection for the Game of Thrones series by Brazilians in the state of São Paulo? and (b) in what ways are the meanings produced in the reception of the series articulated in the daily and social life of the subjects interviewed? Data collection used the notion of the non-probabilistic sample, following the principle of internal group diversification until empirical saturation. The corpus consisted of 12 individual in-depth semi-structured interviews with young people aged between 18 and 30 years living in the state of São Paulo. The analysis device was developed from the French Discourse Analysis to recognize the mediations that operated on the production of the meaning of the predilection and uses attributed to the series by the interviewees. The results point to the hybridity of genres, the multidimensional characters and their journeys of recognition, and the narrative and moral complexity set in the verisimilar storyworld as narrative and discursive elements that articulate the interest in the series. These poetic qualities were valued for combining distinction and pertinence in relation to the socio-cultural reality experienced in the historical moment of the reception process. In turn, the series Game of Thrones, as their favorite fictional TV program, became a mediator of social practices, such as: the construction of identities, socialization, rituality, the exercise of citizenship and the practice of ludic activities. The relevance and centrality conquered by this media product into the subjective and social experience of the viewers made it possible to build bonds - the name attributed to the assiduous, lasting, significant and relevant relationship found between local viewers and the transnational TV show.
 
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Data de Publicação
2022-09-20
 
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