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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-19092023-135337
Document
Author
Full name
Andreza Patricia Almeida dos Santos
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2022
Supervisor
Committee
Lopes, Maria Immacolata Vassallo de (President)
Romancini, Richard
Jacks, Nilda Aparecida
Silva, Lourdes Ana Pereira
Souza, Maria Carmen Jacob de
Title in Portuguese
Sobre mapas e artesanatos: estudos de recepção, etnografia digital e ficção televisiva na era transmídia
Keywords in Portuguese
Epistemologia
Estudos de recepção
Etnografia Digital
Ficção televisiva
Internet
Metodologia
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa, de caráter epistemológico, buscou contribuir para o aprofundamento do debate teórico e metodológico que tem caracterizado a investigação da ficção televisiva no contexto da convergência das mídias e da transmidiação (JENKINS, 2008). Diante a atual agenda metodológica (LOPES, 2011) que se forma em torno de tais estudos marcados por profundas mudanças nos modos de produção, distribuição e consumo tivemos como objetivo geral oferecer uma proposta teórico-metodológica que contemple estudos de recepção em ficção televisiva feitos na internet, o que se fez a partir do diálogo entre a Comunicação e a Antropologia. Dessa forma, dois foram nossos objetivos específicos: (1) desenvolver os mapas barberianos como uma moldura capaz de contemplar estudos de recepção feitos na internet; (2) compreender em que medida a Antropologia pode em termos de epistemologia e metodologia iluminar novos caminhos para a pesquisa em Comunicação. Para dar conta de tais questões, dividimos a pesquisa em três partes que, juntas, compõem nosso artesanato intelectual (WRIGHT MILLS, 1969), construído a partir de leituras, rascunhos, projetos e matutações pessoais e acadêmicas. Em um primeiro momento, com vistas a conhecer melhor o campo, oferecemos um mapa geral das questões que atualmente perpassam a ficção televisiva tanto no que diz respeito a conceitos e novos ambientes de pesquisa, quanto no que toca aos atuais desafios dos estudos de recepção, cada vez mais marcados pelo embaralhamento dos limites que separam emissão e recepção (JACKS, 2015). Uma vez apresentado esse panorama geral, passamos ao delinamento do arcabouço teóricometodológico que conforma nossa proposta. Ali, apresentamos a Teoria Barberiana da Comunicação (LOPES, 2018) como moldura teórica da pesquisa e a cartografia como estratégia teórico-metodológica adotada. Além disso, discorremos sobre o desenho de nossa proposta, tecida a partir do diálogo entre a obra de Jesús Martín-Barbero e a Antropologia Digital (HORST & MILLER, 2012). Por fim, na terceira e última parte, buscamos oferecer um mapa possível de exploração da internet como campo etnográfico para pesquisas empíricas. Esse esforço foi desmembrado em seis capítulos que, juntos, trazem debates teórico-metodológicos capazes de contemplar estudos de recepção. Tendo como pano de fundo um cenário globalizado, que ilumina cada vez mais a centralidade das tecnicidades e aponta, entre outras questões, para novas ritualidades das audiências nas redes, buscamos pensar desafios e práticas de pesquisas dialógicas e intersubjetivas, que não apenas considerem as especificidades dos estudos online, mas também estabeleçam uma relação intersubjetiva (FABIAN, 2013) com os sujeitos estudados o que necessariamente passa por uma perspectiva temporal. Nesse percurso, o diálogo com a Antropologia Digital e seus princípios que discutem o digital, questionam a suposta falsa autenticidade das redes, e buscam refletir questões de método e de relativismo cultural mostrou-se um exercício valioso e um ponto de encontro fértil com a obra de Jesús Martín-Barbero.
Title in English
About maps and crafts: Reception studies, digital ethnography and television fiction in the transmedia age.
Keywords in English
Digital Ethnography
Epistemology
Internet
Methodology
Reception Studies
Television fiction
Abstract in English
This research, of an epistemological nature, sought to contribute to the deepening of the theoretical and methodological debate that has characterized the investigation of television fiction in the context of the convergence of media and transmedia (JENKINS, 2008). Given the current methodological agenda (LOPES, 2011) that is formed around such studies - marked by profound changes in the modes of production, distribution and consumption - our general objective was to offer a theoretical-methodological proposal that includes reception studies in television fiction made on the internet, which was done from the dialogue between Communication and Anthropology. In this way, two were our specific objectives: (1) to develop the Barberian maps as a framework capable of contemplating reception studies carried out on the internet; (2) to understand how Anthropology can - in terms of epistemology and methodology - illuminate new paths for research in Communication. To address these issues, we divided the research into three parts that, together, make up our intellectual craft (WRIGHT MILLS, 1969), built from readings, drafts, projects and personal and academic reflections. At first, with a view to getting to know the field better, we offer a general map of the issues that currently permeate television fiction both in terms of concepts and new research environments, and in terms of the current challenges of reception studies , increasingly marked by the shuffling of the boundaries that separate emission and reception (JACKS, 2015). Once this general panorama is presented, we proceed to the design of the theoretical-methodological framework that shapes our proposal. There, we present the Barberian Theory of Communication (LOPES, 2018) as the theoretical framework of the research and cartography as the theoretical-methodological strategy adopted. In addition, we discuss the design of our proposal, woven from the dialogue between the work of Jesús Martín-Barbero and Digital Anthropology (HORST & MILLER, 2012). Finally, in the third and last part, we seek to offer a possible map of internet exploration as an ethnographic field for empirical research. This effort has been broken down into six chapters that together bring theoretical-methodological debates capable of contemplating reception studies. Against the backdrop of a globalized scenario, which increasingly illuminates the centrality of technicalities and points, among other issues, to new ritualities of audiences in the web, we seek to think about challenges and practices of dialogic and intersubjective research, which not only consider the specificities of online studies, but also establish an intersubjective relationship (FABIAN, 2013) with the subjects studied which necessarily involves a temporal perspective. In this way, the dialogue with Digital Anthropology and its principles which discuss the digital, question the supposed false authenticity of internet, and seek to reflect on issues of method and cultural relativism proved to be a valuable exercise and a fertile meeting point with the work of Jesús Martín-Barbero.
 
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Publishing Date
2023-09-19
 
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