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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-18122023-172341
Document
Auteur
Nom complet
Emily Hozokawa Dias
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Romancini, Richard (Président)
Luz, Priscila Ribeiro Chéquer
Miklos, Jorge
Titre en portugais
A igreja transante: política, religião e comunicação digital no Dunamis Movement
Mots-clés en portugais
-
Resumé en portugais
Este estudo investiga as estratégias de comunicação digital adotadas pelo Dunamis Movement, um caso significativo de grupo evangélico que faz uso intensivo de plataformas digitais, que se dirige à juventude e elabora discursos morais e políticos de teor conservador. Para compreender o objeto, a pesquisa explora teorias como as da secularização, de Berger (1985), a da identidade subcultural religiosa, proposta por Smith (1998), e a da racionalidade neoliberal, de autores como Dardot e Laval (2016). Apresenta-se um contexto histórico das mídias evangélicas e da presença dos evangélicos na política brasileira, bem como uma análise da juventude brasileira e sua relação com o universo religioso, na contemporaneidade. Com base nesse arcabouço teórico e contextual, a pesquisa teve como objetivos principais investigar a dinâmica do grupo Dunamis nas redes sociais em relação às eleições de 2022 e as estratégias comunicacionais empregadas por este, compreendidas como mais eficazes, dado o número expressivo de seguidores. O trabalho utiliza o método do estudo de caso, o que compreende a utilização de dados documentais, que permitiram descrever a trajetória do grupo em estudo e são feitas análises de conteúdo de dados digitais produzidos pelo Dunamis ou relacionados a ele. Os resultados da pesquisa revelam a expansão global do movimento, a adoção de discursos "coaching", alinhados com a filosofia do "make yourself" do neoliberalismo, bem como o impacto positivo na campanha pró-Bolsonaro e o consequente aumento de seguidores. Essas descobertas ilustram as interconexões entre comunicação, política e religião no caso do Dunamis Movement, no que chamamos de uma forma estratégica de "igreja transante", ou seja, que utiliza formas comunicações atrativas, em linguagem mais leve, com humor e referências ao mundo pop, voltadas à juventude, mas possuindo teor substantivo conservador.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
-
Resumé en anglais
This study investigates the digital communication strategies adopted by the Dunamis Movement, a significant case of an evangelical group that makes intensive use of digital platforms, addresses young people, and produces conservative moral and political discourses. To understand the subject, the research explores theories such as secularization, by Berger (1985), religious subcultural identity, proposed by Smith (1998), and neoliberal rationality, by authors such as Dardot and Laval (2016). A historical context of evangelical media and the presence of evangelicals in Brazilian politics is presented, as well as an analysis of Brazilian youth and their relationship with the religious universe in contemporary times. Based on this theoretical and contextual framework, the main objectives of the research were to investigate the dynamics of the Dunamis group on social networks in relation to the 2022 elections and the communication strategies it employs, which are understood to be the most effective, given the significant number of followers. The work uses the case study method, which includes the use of documentary data to describe the trajectory of the group under study and content analysis of digital data produced by Dunamis or related to it. The results of the research reveal the global expansion of the movement, the adoption of "coaching" discourses in line with the "make yourself" philosophy of neoliberalism, as well as the positive impact on the pro-Bolsonaro campaign and the consequent increase in followers. These findings illustrate the interconnections between communication, politics, and religion in the case of the Dunamis Movement, in what we call a strategic form of "cool church", that is, one that uses attractive forms of communication, in lighter language, with humor and references to the pop world, aimed at youth, but with a substantive conservative content.
 
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Date de Publication
2023-12-18
 
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