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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-14042023-114521
Documento
Autor
Nome completo
Gean Oliveira Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Medina, Cremilda Celeste de Araujo (Presidente)
Batista, Cicélia Pincer
Lago, Claudia
Martini, Mara Rovida
Silva, Fabiana Moraes da
Título em português
Por uma autoria solidária no Jornalismo: o ensino de Teorias do Jornalismo e de epistemologias de alteridade
Palavras-chave em português
Ensino de Jornalismo
Epistemologia da alteridade
Jornalismo
Teorias do Jornalismo
Universidades brasileiras
Resumo em português
A presente tese busca promover um diálogo sobre a formação universitária que educandos em Jornalismo recebem nas instituições de ensino superior brasileiras. Preocupa-se com o ensino de Teorias do Jornalismo e a incidência de epistemologias de alteridade, repertório conceitual de múltiplas naturezas (saberes e visões de mundo a partir dos estudos de gênero, do feminismo negro e queer, mas também das contribuições periféricas e latino-americanas) em prol de uma autoria solidária para a leitura e narração da sociedade. Têm-se como ponto de partida a percepção de que subjetividades feministas, queer, negras e periféricas estão a se instaurar, participar e a modificar os testemunhos de mundo constituídos também pelo Jornalismo. Nesta pesquisa, estuda-se 20 cursos de Graduação em Jornalismo, com excelente avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e forte apelo de referência regional e nacional. Dessa forma, busca-se compreender como o ensino do jornalismo, a partir da disciplina Teorias do Jornalismo, na atualidade, acolhe ou não experiências e críticas advindas de grupos politicamente precários, cujas pautas de identidade, diversidade e de desigualdade, movimentam debates sobre desvantagens sociais e acesso a oportunidades e recursos de compensação e justiça social. Espera-se compreender, por meio de uma pesquisa-reportagem, composta de coletas de testemunhos de docentes, de documentos educacionais (projetos pedagógicos e planos de ensino), dados sociodemográficos e materiais jornalísticos como tais experiências podem auxiliar na constituição de uma posição profissional mais crítica, mais autoral e mais sensível para as práticas jornalísticas da atualidade e as que estão por vir no século 21. Alcança-se como avaliação final que esse movimento existe na didática e em algumas teorizações, mas ainda não modificou radicalmente o ensino e as práticas do Jornalismo.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Brazilian universities,
Epistemology of alterity
Journalism
Journalism Theories
Teaching Journalism
Resumo em inglês
This thesis seeks to promote a dialogue about the university education that students in Journalism receive in Brazilian higher education institutions. It is concerned with the teaching of Theories of Journalism and the incidence of epistemologies of alterity, a conceptual repertoire of multiple natures (knowledge and worldviews based on gender studies, black and queer feminism, but also outlying and Latin American contributions) in favor of joint authorship for the reading and narration of society. The starting point is the perception that feminist, queer, black, and outlying subjectivities are establishing, participating, and modifying the testimonies of the world also constituted by Journalism. In this research, 20 Undergraduate Journalism courses are studied, with excellent evaluation in the National Student Performance Exam (ENADE) and strong appeal to regional and national references. In this way, we seek to understand how the teaching of journalism, from the Theories of Journalism discipline, currently, welcomes or not experiences and criticisms from politically precarious groups, whose agendas of identity, diversity, and inequality, move debates about disadvantages and access to opportunities and resources for compensation and social justice. It is hoped to understand, through a research/report, composed of collections of testimonies from scholars, educational documents (pedagogical projects and teaching plans), sociodemographic data, and journalistic materials how such experiences can help in the constitution of a more professional position. critical, more authorial, and more sensitive to current journalistic practices and those to come in the 21st century. It is reached as a final assessment that this movement exists in didactics and some theorizations but has not yet radically modified the teaching and practices of Journalism.
 
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Data de Publicação
2023-04-14
 
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