• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-13112023-145715
Document
Auteur
Nom complet
Maria Rita Mazzucatto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Oliveira, Paulo Roberto Nassar de (Président)
Andreucci, Ana Claudia Pompeu Torezan
Rodrigues, Gustavo Carbonaro
Titre en portugais
Novas narrativas da parentalidade contemporânea: um estudo sobre a influência da comunicação, da afetividade e da educação nas relações entre pais e filhos a partir da coluna de Vera Iaconelli na Folha de S. Paulo
Mots-clés en portugais
amor parental
comunicação
educação
infância e adolescência
novas narrativas
Resumé en portugais
A presente dissertação de mestrado propõe-se discutir, sob a ótica da comunicação, em interface com o afeto e a educação, as novas narrativas da parentalidade contemporânea no Brasil. O objeto de análise para a discussão é a influência destes elementos nas relações entre pais e filhos, tendo como corpus de amostra a coluna semanal da psicanalista Vera Iaconelli na Folha de S. Paulo. O estudo analisa 40 artigos sobre a temática da parentalidade e do cuidado com crianças e adolescentes, escritos por Iaconelli no veículo de comunicação e publicados entre os anos 2020 e 2021. Para isso, utilizamos, inicialmente, as metodologias de revisão bibliográfica e discussão teórica, a fim de contextualizar a questão do amor, das relações afetivas na contemporaneidade, o surgimento e desenvolvimento histórico das noções de infância, adolescência e parentalidade, bem como direitos adquiridos, com enfoque à comunicação, à educação e à afetividade como direitos essenciais à vida humana, além de pontuarmos a importância das narrativas e o conceito de novas narrativas. Ademais, para entender tais questões em aplicação aos temas tratados nos artigos, utilizamos a metodologia de análise de conteúdo, que permitiu inferirmos como são manifestadas e qual a influência da comunicação, da educação e do amor no exercício da parentalidade, possibilitando a indicação de novas narrativas sobre a temática. No que tange à comunicação, nossas inferências giram em torno dos desafios do uso excessivo de telas e das redes sociais, ao mesmo tempo em que abordamos o poder simbólico relevante de campanhas que promovem diversidade e inclusão. Já sobre a educação, vemos que seu papel vai muito além dos muros da escola e deve contribuir para a mobilização entre família, sociedade e Estado. Enquanto isso, a educação sexual torna-se um tema cada vez mais urgente, a fim de prevenir abusos e garantir direitos. Sobre o amor parental e as novas temáticas sobre ele, vemos as novas configurações afetivas demandarem mais igualdade de direitos entre pais e mães e exigirem a validação de novos arranjos familiares, relacionados à promoção de uma sociedade mais justa, diversa, inclusiva e solidária.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
childhood and adolescence
communication
education
Keywords
new narratives
parental love
Resumé en anglais
This master's dissertation proposes to discuss, from the perspective of communication, in interface with affection and education, the new narratives of contemporary parenting in Brazil. The object of analysis for the discussion is the influence of these elements in the relations between parents and children, having as sample the weekly column of the psychoanalyst Vera Iaconelli in Folha de S. Paulo. The study analyzes 40 articles on the subject of parenting and care for children and teenagers, written by Iaconelli in the vehicle and published between 2020 and 2021. In order to do that, we initially used the methodologies of bibliographic review and theoretical discussion to contextualize the issue of love, affective relationships in contemporary times, the emergence and historical development of the notions of childhood, adolescence and parenting, as well as acquired rights, with a focus on communication, education and affectivity as essential rights to human life, in addition to pointing out the importance of narratives and the concept of new narratives. Furthermore, in order to understand such issues to the addressed themes, we used the content analysis methodology, which allowed us to infer how they are manifested and what is the influence of communication, education and love in the exercise of parenting, enabling the indication of new narratives on the subject. With regard to communication, our inferences revolve around the challenges of excessive use of gadgets and social networks, while also addressing the relevant symbolic power of campaigns that promote diversity and inclusion. As for education, we see that its role goes far beyond the walls of the school and must contribute to the mobilization between family, society and state. Meanwhile, sex education becomes an increasingly urgent issue in order to prevent abuse and guarantee rights. About parental love and the new themes about it, we see the new affective configurations exert pressure for equal rights between fathers and mothers, in addition to demanding the validation of new family arrangements, related to the promotion of a fairer, more diverse, inclusive and solidary society.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-11-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.