• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2024.tde-13052024-153929
Documento
Autor
Nombre completo
Veronica Reis Cristo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Oliveira, Paulo Roberto Nassar de (Presidente)
Josgrilberg, Fabio Botelho
Araujo Netto, Carlos Alberto
Farias, Luiz Alberto Beserra de
Rodrigues, Gustavo Carbonaro
Título en portugués
Narrativas para uma comunicação pública nas universidades: um estudo em três universidades públicas paulistas
Palabras clave en portugués
Advocacy
Comunicação
Comunicação pública
Memória organizacional
Relações institucionais e governamentais
Universidade pública
Resumen en portugués
Os contextos da contemporaneidade estão passando por transformações no tempo e no espaço, caracterizadas, entre outros, pela abundância informacional, pela desconfiança de parte da sociedade pelas Universidades públicas, pela desinformação e pelas fake news, pela redução de investimentos no ensino e na pesquisa e por movimentos negacionistas contra a ciência todos fenômenos que colocam em xeque as narrativas das universidades públicas. Diante de tal cenário, o objetivo desta tese foi identificar e compreender de que maneira a comunicação pública pode contribuir para a defesa da universidade pública. O arcabouço teórico que dá sustentação a esta tese foi organizado em três grandes níveis: a reflexão, em nível macro, dos contextos econômico, social, político, tecnológico, comunicacional e dos sujeitos; a análise mais circunscrita dos cenários enfrentados pelas universidades públicas e, finalmente, o exame dos desafios contemporâneos para uma comunicação pública de Estado. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, com a adoção do método de estudo de caso e, para análise e interpretação dos dados, da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e do modelo de matriz para análise ritual (NASSAR; FARIAS; RIBEIRO, 2019). Na etapa empírica, realizou-se a análise das transcrições dos depoimentos dos reitores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) durante as investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) sobre a gestão das Universidades Públicas de 2019. Na etapa de exploração das 287 páginas de material, identificaram-se 401 trechos dos depoimentos para a análise e interpretação dos resultados. Constatou-se a presença de temas legitimadores de utilidade, compatibilidade e boa governança nas narrativas dos reitores de USP, UNESP e UNICAMP, bem como a predominância de narrativas essencialmente impessoais e com o objetivo de fornecer informações, prestar contas e esclarecer processos acadêmicos, administrativos e financeiros. Ficou evidente a necessidade de que comunicação pública universitária contemple, para além de estratégias de divulgação científica, uma ação mais robusta de advocacy da universidade pública, compreendida como uma causa a ser defendida junto aos órgãos públicos, a agentes internacionais, a setores da iniciativa privada e às entidades da sociedade civil, a fim de criar conscientização, influenciar políticas públicas e contribuir para mudanças de impacto social.
Título en inglés
Narratives in public communication: a case study in three universities of the State of São Paulo
Palabras clave en inglés
Advocacy
Communication
Institutional and governmental relations
Organizational memory
Public communication
Public university
Resumen en inglés
Contemporary contexts are changing time and space as we know: information overload, distrust from a share of society of Public universities, misinformation and fake news, the reduction of investments in teaching and research and denialist movements against science are all current phenomena that are putting into question the narratives of public universities. Given this scenario, the objective of this thesis was to identify and understand how public communication can contribute to the defense of the Public University in Brazil. The theoretical framework that supports this thesis was organized into three major levels: reflection, at a larger scale, of the economic, social, political, technological, communication and of individuals' contexts; the specific analysis of the scenarios faced by Brazilian public Universities and, finally, the closest exam of contemporary challenges for public communication by State and governments. The methodology chosen was qualitative research, in particular, the case study method. For data analysis and interpretation, the Content Analysis (BARDIN, 1977) and the ritual model of analysis (NASSAR; FARIAS; RIBEIRO, 2019). In the empirical research step, it was analyzed the transcripts of the statements of the deans of USP, UNESP and UNICAMP during investigations by the Parliamentary Commission of Inquiry (CPI) of the Legislative Assembly of the State of São Paulo (ALESP) into the management of public universities in 2019. In the exploration stage of the 287 pages of material, 401 excerpts from the statements were identified for analysis and interpretation of the results. The presence of legitimizing themes of usefulness, compatibility and good governance was verified in the narratives of the USP, UNESP and UNICAMP deans, as well as the predominance of essentially impersonal narratives with the aim of providing information, accountability and clarifying about internal procedures. For conclusion, it was pointed that university public communication needs to include, in addition to scientific dissemination strategies, a more robust advocacy action towards Brazilian public University, understood as a cause to be defended along with public bodies, international agents, private sector and civil society entities, in order to create awareness, influence public policies and contribute to social impact changes.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.