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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-12012023-121700
Document
Author
Full name
Laís Campos Moser
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2022
Supervisor
Committee
Kunsch, Margarida Maria Krohling (President)
Haswani, Mariângela Furlan
Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Title in Portuguese
Comunicação e universidades: a comunicação pública da ciência e a divulgação científica em universidades públicas do Sul do Brasil
Keywords in Portuguese
Comunicação e universidade
Comunicação Organizacional
Comunicação Pública da Ciência
Divulgação Científica
Universidade pública
Abstract in Portuguese
A comunicação no âmbito das organizações faz-se indispensável. Neste contexto, estão também as universidades públicas, que por seu caráter de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por sua natureza de englobar públicos diversos, relacionar-se com inúmeros outros públicos de interesse e causar impacto direto na sociedade, entre outros motivos, têm a comunicação como elemento fundamental de sua estrutura. E a divulgação científica, pautada nos princípios da comunicação pública da ciência (CPC), assume um papel determinante na comunicação entre universidade e sociedade, sobretudo diante de um cenário marcado pela pandemia de Covid-19, por processos de desinformação e necessidade de reafirmação da importância das universidades no debate público. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo compreender o panorama da comunicação pública da ciência e da divulgação científica realizada pelas universidades públicas (federais e estaduais) situadas no Sul do Brasil, a partir de suas estruturas centrais de comunicação. Após revisão bibliográfica no campo da comunicação organizacional, comunicação pública, comunicação pública da ciência, divulgação científica e comunicação nas/das universidades, a metodologia da pesquisa desenvolve-se por meio de uma pesquisa qualitativa, tendo como técnicas de pesquisa análise documental, pesquisa descritiva e exploratória e entrevistas em profundidade. Foram analisadas 20 universidades públicas (federais e estaduais) localizadas na região Sul, no que diz respeito aos seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs), Políticas de Comunicação, ações desenvolvidas e à percepção de gestores, profissionais de comunicação e coordenadores de ações em relação ao tema. Os resultados indicam que ainda há um caminho a avançar na institucionalização e desenvolvimento de ações nesta área. Apenas quatro das universidades analisadas trazem em seus PDIs a divulgação científica relacionada de forma mais ampla, estratégica e sistematizada com a área de comunicação (em comparação às demais); apenas sete possuem Política de Comunicação; e cinco desenvolvem projetos específicos e sistematizados de divulgação científica a partir de suas estruturas centrais de comunicação, além de uma outra universidade cujo projeto está centrado na Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Percebe-se, também, que não necessariamente há uma correspondência entre institucionalização por meio dos documentos (PDIs e Políticas) e desenvolvimento de ações. Por fim, as entrevistas apontam para desafios múltiplos, como pouca estrutura de pessoal, alto fluxo de demandas, concorrência com outros enfoques de divulgação e demandas das gestões políticas das universidades, especificidades na produção de conteúdos de divulgação científica, desafios no contexto das novas mídias e narrativas, e necessidade de institucionalização da comunicação. As entrevistas apontam, também, para o reconhecimento da importância da divulgação científica e da comunicação pública da ciência, apesar dos grandes desafios de colocá-las em prática, sobretudo no que diz respeito à CPC.
Title in English
Communication and universities: public communication of science and scientific dissemination in public universities in southern Brazil
Keywords in English
Communication and university
Organizational communication
Public Communication of Science
Public university
Scientific dissemination
Abstract in English
Communication within organizations is essential. In this context, there are public universities, whose character of inseparability between teaching, research and extension, due to their nature of different publics, the relationship with countless other stakeholders and direct impact on society, among other reasons, has communication as a fundamental part of its structure. And the scientific dissemination, based on the principles of public communication of science (PCS), assumes a decisive role in communication between university and society, especially in a scenario marked by the Covid-19 pandemic, by processes of disinformation and the need to reaffirm the importance of universities in the public debate. Therefore, this work aims to understand the panorama of public communication of science and scientific dissemination carried out by public universities (federal and state) located in southern Brazil, from their central communication structures. After a bibliographic review in the field of organizational communication, public communication, public communication of science, scientific dissemination and communication in/from universities, the research methodology is developed through a qualitative research, having as research techniques document analysis, descriptive and exploratory research and in-depth interviews. Twenty public universities (federal and state) located in the south of Brazil were analyzed regarding their Institutional Development Plans (PDIs), Communication Policies, actions developed and the perception of managers, communication professionals and coordinators of actions in relation to the theme. The results indicate that there is still a way to go in the institutionalization and development of actions in this area. Only four of the analyzed universities have scientific dissemination related more strategic and systematic way with the area of communication in their PDIs (compared to the others); only seven have a Communication Policy; and five develop specific and systematized projects of scientific dissemination from their central communication structures, in addition to another university whose project is centered on the Dean of Extension and Culture. Also, there is not necessarily a correspondence between institutionalization through documents (PDIs and Policies) and the development of actions. Finally, the interviews point to multiple challenges, such as little staff structure, high flow of demands, competition with other dissemination areas and demands of universities' political managements, specificities in the production of scientific dissemination contents, challenges in the context of new media and narratives, and the need to institutionalize communication. The interviews also point to the recognition of the importance of scientific dissemination and public communication of science, despite the great challenges of putting them into practice, especially with regard to the CPC.
 
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LaisCamposMoserVC.pdf (6.91 Mbytes)
Publishing Date
2023-01-12
 
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