• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-11042022-151433
Document
Auteur
Nom complet
Karla de Melo Alves Meira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Barreto Filho, Eneus Trindade (Président)
Doretto, Juliana
Hoff, Tania Marcia Cezar
Titre en portugais
 "Clica aqui no meu canal!": mediações e produções de sentidos do consumo para meninas no YouTube
Mots-clés en portugais
Canais infantis do YouTube com brinquedos
Criança do gênero feminino
Mediações e discurso
Práticas de consumo
Publicidade
Resumé en portugais
Esta dissertação discute os aspectos da mediação cultural e comunicacional (MARTÍN-BARBERO, 2015) nos vídeos com brinquedos para meninas no YouTube. O objetivo geral foi analisar a produção de sentido dos conteúdos e as mediações culturais e comunicacionais, considerando as expressividades de produtos e marcas nessa mídia, as repercussões possíveis e potencialidades de efeitos discursivos desses conteúdos nas estéticas da mediação publicitária, como práticas ritualizadas de consumo. Adotamos metodologia interdisciplinar discursiva, articulada a um viés socioantropológico, com estudo exploratório sobre os aspectos e elementos discursivos, por meio da metodologia da Análise do Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 2001; 2003), considerando seus efeitos de sentidos na construção comunicacional. Aplicamos o Mapa das mediações comunicativas da cultura (MARTÍN-BARBERO, 1998) como chave de leitura dos dados, o que viabilizou observar como o uso midiático desses canais é afetado em diversas dimensões, dentre as quais elegemos a mediação formatos industriais e as submediações (LOPES 2018), tecnicidade e ritualidade, as que inferimos serem mais adequadas ao estudo proposto. A amostra teve seis vídeos com diferentes estratégias de comunicabilidade pelos gêneros, nas categorias: comercial com jingle, comercial, novelinha, unboxing review, híbrido (branded content) e unboxing. Constatamos que a ordem dos discursos segue a lógica interacional estabelecida nas relações entre crianças e brinquedos (HUIZINGA, 2014; BENJAMIN, 2002; BROUGÈRE, 2004). Na questão interdiscursiva, percebemos forte ascendência do discurso de uma sociedade tradicional, machista e também misógina. Os discursos das brincadeiras offline, as tradicionais, como de casinha e aquelas envolvendo bebês, são agora traduzidos e amplificados nas práticas sociais da internet pelo YouTube. Na análise linguística, encontramos o uso de estratégias de operação da ideologia (THOMPSON, 2011), pela utilização de dissimulação com eufemização. As imagens homologam, em seus tropos visuais, a mesma isotropia dos discursos verbais, criando a isotropia de sentidos de valores conservadores das mensagens nos vídeos. Nos rituais de consumo, pressupomos que esses vídeos no YouTube estão atrelados como elementos articuladores de transmissão de significados dos bens para os consumidores, pela presença de forte ritualização. Lançamos luz sobre um problema social, no qual atentamos para um tipo de machismo educacional sobre as meninas, pois se representa (coloca) tão somente sobre elas a responsabilidade da criação e cuidado das crianças. Antevimos que mudanças nesse campo são permeadas pelas representações de apropriações dos dispositivos tecnológicos, nos quais consideramos os padrões desiguais de gênero apresentados por aqueles que são massivos, como o YouTube e a televisão. Finalmente, compreendemos que esse cenário representa uma faceta do enquadramento midiático infantil contemporâneo, e que, sendo um estudo qualitativo, muito mais do que trazer respostas, trouxe-nos questionamentos que levam a desejar a compreensão sobre uma lógica de determinismo dada na mediação comunicativa desses dispositivos midiáticos. Vislumbramos evidentes propostas de manutenção de discurso, que não promove mudanças sociais nas relações de gênero na brincadeira midiatizada no YouTube, com consequências para a construção dos sentidos que perpetuam valores machistas.
Titre en anglais
Click here on my channel!: mediations and productions of consumption meanings for girls on YouTube.
Mots-clés en anglais
Advertising
Children's YouTube Channels with Toys
Consumer Practices
Female Child
Mediations and Discourse
Resumé en anglais
This dissertation discusses aspects of cultural and communicational mediation (MARTÍNBARBERO, 2015) in videos of toys for girls on YouTube. The general objective was to analyze the production and meaning of products and brands in this media in terms of their contents and cultural and communicational mediations, paying particular attention to the possible repercussions and potential discursive effects of these contents as ritualized consumption practices in the aesthetics of advertising mediation. We adopted an interdisciplinary methodology with a socio-anthropological bias for our exploratory study of the discursive aspects and elements, inspired by the methodology of Critical Discourse Analysis (CDA) (FAIRCLOUGH, 2001; 2003), to examine the meaning effects in communicational construction. We applied the Map of the Communicative Mediations of Culture (MARTÍN-BARBERO, 1998) as a key to reading the data, which made it possible to observe how the media use of these channels is affected in several dimensions, among which we chose the mediation of industrial formats and submediations (LOPES 2018), especially technicality and rituality, which we infer to be more adequate to the proposed study. The sample had six videos with different communication strategies by genres, in the categories commercial with jingle, commercial, soap opera, unboxing review, hybrid (branded content) and unboxing. We found that the order of the speeches follows the interactional logic established in the relationships between children and toys (HUIZINGA, 2014; BENJAMIN, 2002; BROUGÈRE, 2004). In the interdiscursive issue, we notice a strong ascendancy of discourse from a traditional, sexist and misogynistic society. The discourses of offline games, traditional ones, such as house games and those involving babies, are now translated and amplified in the social practices of the internet by YouTube. In linguistic analysis, we found the utilization of ideology operation strategies (THOMPSON, 2011), with multiple instances of dissimulation and euphemizing. The images ratify, in their visual tropes, an isotropy of verbal discourse leading to an isotropy of conservative values in the messages of the videos. In consumption rituals, we assume that these videos on YouTube are linked as articulating elements for the transmission of meanings of goods to consumers, due to the presence of strong ritualization. We shed light on a social problem, in which we pay attention to a type of educational sexism about girls, as the responsibility for the upbringing and care of children is only represented (placed) on them. We anticipate that changes in this field are permeated by representations of appropriations of technological devices, in which we consider the unequal gender patterns presented by massive devices such as YouTube and television. Finally, we understand that this scenario represents a facet of contemporary childrens media framing, and that, as a qualitative study, it provides more questions than answers. These questions concern the logic of determinism operative in the communicative mediation of these media devices. We glimpse evident proposals for maintaining the discourse, which does not promote social changes in gender relations in media games on YouTube, with consequences for the construction of meanings that perpetuate sexist values.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-04-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.