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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-08112022-161852
Documento
Autor
Nome completo
Camila Paschoal Bezerra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Farias, Luiz Alberto Beserra de (Presidente)
Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Ribeiro, Emiliana Pomarico
Título em português
Fake News em discursos do State of the Union dos presidentes americanos Obama, Trump e Biden: uma análise dos conteúdos e impacto na formação da opinião pública, à luz das mudanças climáticas.
Palavras-chave em português
Comunicação
Desinformação
Mudanças climáticas
Notícias falsas
Opinião pública
Política
Resumo em português
A presente pesquisa almeja ampliar a compreensão o fenômeno do transtorno da informação e suas ramificações (aqui elucidadas através do fenômeno da desinformação, das fake news , da pós-verdade e do negacionismo científico), a partir de dois objetos de observação, sendo o primeiro, os discursos dos presidentes americanos Barack Obama, Donald Trump e Joe Biden durante o State of the Union de seu primeiro ano de mandato, e o segundo, a partir da cobertura dos discursos realizada por meio de três grandes veículos de comunicação, a saber, o USA Today , o New York Times e o Wall Street Journal , pelo período de uma semana a partir do pronunciamento dos discursos; analisaremos estes dois objetos para identificar características que nos permitam evidenciar sobre sua influência na formação da opinião pública acerca da temática das mudanças climáticas. Para tanto, elucidamos o contexto acerca do fenômeno das mudanças climáticas, percorrendo os últimos 30 anos, observando tanto a evolução do fenômeno como a evolução da discussão e reconhecimento da importância e emergência do tema por meio de conferências e acordos internacionais, ocorridos neste mesmo período. Abordamos, ainda, a conjuntura apresentada por meio de uma complexa rede de criação e fomento de dúvidas acerca do aquecimento global antropogênico, os chamados think tanks ideológicos que, a partir do financiamento de atores privados, criam e disseminam informações que coloquem em xeque a credibilidade da ciência, como forma de tentar ferir sua legitimidade, gerando controvérsias científicas que distanciam e dificultam o acesso à informação científica quanto ao fenômeno das mudanças climáticas pela população, fortalecendo, dessa forma, o negacionismo científico. Essa rede de manufatura de incertezas pode ser amplificada ou freada pela atuação dos veículos de comunicação. Por conta disso, compreender como os veículos aqui selecionados promoveram a cobertura de discursos de presidentes (atores públicos, detentores de poder, tomadores de decisão e formadores da opinião pública que são), segundo o recorte temporal definido, corrobora com a identificação dos problemas associados ao transtorno da informação e do combate às mudanças climáticas. Nesse sentido, ao final, promovemos a) a recomendação de estratégias voltadas para evitar a formação de fenômenos como o do transtorno da informação e suas ramificações, além de sua identificação; b) sugerimos, ainda, a amplificação da investigação e pesquisa acerca dos think tanks ideológicos e suas fontes financiadoras para sua adequada mitigação; c) além da manifestação acerca de medidas que aprimorem o treinamento e atuação de jornalistas e pesquisadores, provendo maior acesso à informação para a população quanto à questão das mudanças climáticas, fortalecendo a democracia, assim como solidificando canais de comunicação entre a ciência e a sociedade, melhor evidenciando medidas de mitigação e adaptação das mudanças climáticas e que poderão, inclusive, salvar vidas.
Título em inglês
Fake News versus Obama, Trump and Biden State of the Union speeches: an analysis about content and impact on public opinion, having climate change as a background theme.
Palavras-chave em inglês
Climate change
Disinformation
Fake news
Politics,Communication
Public opinion
Resumo em inglês
The goal of this research is to amplify the understanding about information disorder and its ramifications (characterized here as disinformation, fake news , post-truth and scientific denial phenomena), based upon two main observation elements, the first being the presidential speeches of Presidents Barack Obama, Donald Trump and Joe Biden delivered at the State of the Union Address during their first years as presidents of the United States of America, and the second being the coverage of such speeches conducted by three of the biggest communication organizations of America, namely the USA Today , New York Times and Wall Street Journal for the timeframe of a week after their declamation; we will thus analyze both objects in order to identify traits that will allow us to articulate about its influence upon how public opinion is formed having as a background climate change existence. In order to do so, we have elucidated the context surrounding climate change phenomena, circling back 30 years from now up to today so that we may observe the evolution of such phenomena as well as the development and advance of the discussions around recognizing the importance and emergency of climate change - evidenced by international conferences and agreements that took place during this timeframe. We also exhibit the conjecture of a complex network designed to foster and promote uncertainty around anthropogenic global warming, the so-called ideological think tanks . Financed by private entities, these bodies create and disseminate information whose aim is to both discredit science and hurt its legitimacy, consequently fomenting the generation of scientific controversies around climate change, therefore creating a distance and making it harder for individuals to have access to verisimilar climate change information; ultimately these bodies strengthen scientific denial phenomena. This uncertainty network factory can be amplified or terminated so to speak once communication organizations take action. This is one of the reasons why it is vital to comprehend how the communication organizations we have selected in this research have covered the presidential speeches (as presidents are public actors, power holders, decision makers and public opinion influencers), according to the timeframe we have specified. This will further corroborate with identifying underlying issues associated with information disorder and combating climate change. By doing so, at the end, we will a) recommend strategies around how to avoid the genesis of information disorder and its ramifications, as well as its identification; b) suggest amplifying investigation and research about ideological think tanks and its main financing organizations, so it can be mitigated accordingly; c) articulate about measures intended to ameliorate journalism and research-oriented training and execution, thus providing the society with amplified coverage on climate change, strengthening democracy and solidifying communication channels between science and citizens in order to evidence key climate change mitigation and adaptation measures that may end up having the potential to save lives.
 
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Data de Publicação
2022-11-08
 
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