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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-08062022-110935
Documento
Autor
Nome completo
Paola Diniz Prandini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Mungioli, Maria Cristina Palma (Presidente)
André, Sónia
Évora, Iolanda Maria Alves
Gastrow, Claudia
Viana, Claudemir Edson
Título em português
Conexão Atlândica: branquitude, decolonialitude e educomunicação em discursos de docentes de Joanesburgo, de Maputo e de São Paulo
Palavras-chave em português
África do Sul
Branquitude
Brasil
Decolonialitudes e Decolonialidades
Educomunicação
Moçambique
Resumo em português
A presente pesquisa, de natureza qualitava, invesga - com base em discursos de educadoras e de educadores das cidades de São Paulo, no Brasil; de Joanesburgo, na África do Sul; e de Maputo, em Moçambique -, em que medida e de que maneira a branquitude e as colonialidades estão presentes nas dinâmicas sociais, de ensino-aprendizagem e nos currículos das escolas públicas do ensino básico em que são docentes. Esta pesquisa também busca compreender como a educomunicação - enquanto práxis decolonial e decolonizadora - pode colaborar para a aplicação de percursos didáco-pedagógicos (inclusive por meio da mediação cinematográfica) em prol da equidade étnico-racial nesses territórios. Para tanto, o estudo é transversalizado por teorias e por prácas desenvolvidas, principalmente, por intelectuais que nasceram ou pesquisaram nos países supracitados, onde realizei a pesquisa de campo parcipante. Esta, por sua vez, ulizou diferentes instrumentos metodológicos, tais como: apreciação de filmes locais; diálogos presenciais com as/os educadoras/es; respostas a quesonários on-line; e produções autorais educomunicavas realizadas pelas/os parcipantes, a fim de constuir o corpus da pesquisa. Como ferramenta de análise dos discursos, bem como da apreensão dos sendos por eles produzidos e de seus temas, foram empregados os instrumentos propostos pela Análise do Discurso (A.D.) de linha francesa. Entre os resultados obdos, destaca-se a definição de 31 categorias representavas da branquitude e das colonialidades presentes nas cosmovisões de brasileiras/os, moçambicanas/os e sul-africanas/os e, como consequência, na docência e nos sistemas de ensino locais. Além disso, foi empreendida discussão epistemológica em torno dos conceitos de decolonialitudes e de educomunidades, criados a fim de propor estratégias eficazes, decoloniais e decolonizadoras possív
Título em inglês
Atlandic connection: whiteness, decolonialitudes and educonmunication in educator´s discourses from Johannesburg, Maputo and São Paulo
Palavras-chave em inglês
Brazil
Decolonialitudes and Decolonialitudes
Educommunication
Mozambique
South Africa
Whiteness
Resumo em inglês
The present research, of a qualitave nature, invesgates - based on the discourses of educators in the cies of São Paulo, in Brazil; Johannesburg, South Africa; and Maputo, in Mozambique -, to what extent and in what way whiteness and colonialies are present in the social dynamics of teaching and learning and in the curricula of public elementary schools where they teach. This research also seeks to understand how educommunicaon - as a decolonial and decolonizing praxis - can contribute to the applicaon of didacc-pedagogical paths (including through cinematographic mediaon) in favor of ethnic-racial equity in these territories. To this end, the study is transversalized by theories and pracces developed, mainly, by intellectuals who were born or have researched in the aforemenoned countries, where I carried out the parcipant field research. This, in turn, used different methodological instruments, such as: appreciaon of local films; face-to-face dialogues with the educators; responses to online quesonnaires; and educommunicave authorial producons carried out by the parcipants, in order to constute the research corpus. As a tool for the analysis of discourses, as well as the apprehension of the meanings produced by them and their themes, the instruments proposed by the French Discourse Analysis (D.A.) were used. Among the results obtained, there is the definion of 31 representave categories of whiteness and colonialies present in the cosmovisions of Brazilians, Mozambicans and South Africans and, as a consequence, in teaching and in local educaon systems. In addion, an epistemological discussion was carried out around the concepts of decolonialitudes and educommunies, created in order to propose effecve, decolonial and decolonizing strategies for the connuous improvement of formal and public basic educaon in the cies surveyed.
 
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Data de Publicação
2022-06-08
 
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