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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-06062022-151650
Documento
Autor
Nombre completo
Gabriel Moni de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Rodrigues, Maria Clotilde Perez (Presidente)
Sato, Silvio Koiti
Viana, Pablo Moreno Fernandes
Título en portugués
O futebol brasileiro mediado e midiatizado: uma análise semiótica da marca Corinthians e suas expressividades
Palabras clave en portugués
Corinthians
Expressividade Marcária
Mediação
Midiatização
Semiótica
Resumen en portugués
O presente trabalho objetiva analisar o lugar fenomenológico do futebol no Brasil, buscando compreender os aspectos técnicos, sociais e políticos que resultam na transformação da cultura da sociedade midiatizada e mercantilizada. Para dar conta desse objetivo foram utilizadas as metodologias de análise semiótica peirceana e de expressividade marcária. Para tanto, debruçamo-nos sobre a marca e manifestações do Sport Club Corinthians Paulista, um dos times com maior número de torcedores no Brasil, para compreender os processos de significação e identificação à marca. Inicialmente, o trabalho se propõe a apresentar o futebol e suas origens, bem como sua chegada e desenvolvimento no Brasil. Na sequência, apresenta-se a relação do futebol com a sociologia e antropologia da comunicação, para compreender os espaços de significação e identificação dos sujeitos, bem como os de tensão no qual este esporte está posicionado. Por fim, apresentam-se as novas lógicas da sociedade mercantilizada, que demandam que o futebol brasileiro se adeque para continuar existindo, apresentando, o seu lugar no consumo e como essas relações se desenvolvem. Na segunda seção do trabalho, são expostas as relações e os papéis da mediação com base em Martín-Barbero (2008) e da midiatização, a partir de Hjarvard (2014), que delimitam a relação entre as esferas da política, religião, identidades e cultura. Na terceira divisão do trabalho, apresentam-se as marcas de forma geral, em seguida as marcas do âmbito esportivo e, por fim, as marcas de times de futebol, já que são essas que se relacionam ao desenvolvimento dos capítulos anteriores. Finalmente, a quarta seção apresenta a metodologia da análise semiótica peirceana do logotipo e de expressividades marcárias, sendo o nome, cores, logotipo, mascote e hino os selecionados. Isto posto, foram encontradas ligações com as transformações e formações da sociedade brasileira. Todas os sentidos que o clube propagou desde a sua origem, estavam contidos nas suas expressividades.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Brand expressiveness
Corinthians
Mediation
Midiatization
Semiotic
Resumen en inglés
This work aims to analyze the phenomenological role of football in Brazil, seeking to understand the technical, social and political aspects that result in the transformation of the culture of mediatized and mercantilized society. To achieve this objective, the methodologies of Peircean semiotic analysis and of brand expressiveness were used. Therefore, we look at the brand and manifestations of Sport Club Corinthians Paulista, one of the teams with the largest number of fans in Brazil, to understand the processes of signification and identification of the brand. Initially, the work aims to present football and its origins, as well as its arrival and development in Brazil. Then, the relationship between football and the sociology and anthropology of communication is presented, in order to understand the spaces of meaning and identification of the subjects, as well as those of tension in which this sport is positioned. Finally, the new logics of the commercialized society are presented, which demand that Brazilian football adapt itself to continue to exist, presenting its place in consumption and how these relationships develop. In the second section of the paper, the relations and roles of mediation based on Martin-Barbero (2008) and mediatization, starting from Hjarvard (2014), are exposed, which delimit the relationship between the spheres of politics, religion, identities and culture. In the third division of labor, the brands are presented in general, then the brands of the sports field and, finally, the brands of football teams, since these are related to the development of the previous chapters. Finally, the fourth section presents the methodology of the Peircean semiotic analysis of the logo and brand expressiveness, with the name, colors, logo, mascot and hymn being selected. That said, links were found with the transformations and formations of Brazilian society. All the meanings that the club has propagated since its origin, were contained in its expressiveness.
 
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Fecha de Publicación
2022-06-06
 
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