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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-04102023-100209
Documento
Autor
Nombre completo
Vivian de Oliveira Neves Fernandes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Maluly, Luciano Victor Barros (Presidente)
Galvão Junior, Lourival da Cruz
Blotta, Vítor Souza Lima
Santoro, Luiz Fernando
Vaz Filho, Pedro Serico
 
Título en portugués
A experiência da ALER no Brasil: Buen Vivir e jornalismo na articulação em rede de rádios populares latino-americanas
Palabras clave en portugués
América Latina
Associação Latino-Americana de Educação e Comunicação Popular (ALER)
Buen Vivir
Radiojornalismo
Rede de Rádios Populares
Resumen en portugués
Esta tese analisa a articulação em rede de rádios populares na América Latina, tendo como referência a Associação Latino-Americana de Educação e Comunicação Popular (ALER) e a participação do Brasil. Reunindo rádios populares desde a década de 1970, essa articulação tem como pontos de unidade entre suas emissoras afiliadas e parceiras uma intensa produção noticiosa e de processos de formação popular, além de um projeto político comunicativo para cada momento histórico. Atualmente, a ALER tem como aposta a atuação pelo Buen Vivir , o que se refere a uma crescente urgência da discussão de um novo modelo de desenvolvimento e da relação harmônica entre seres humanos e natureza. Esta pesquisa tem como metodologia base a Sistematização de Experiências, com recuperação e análise da trajetória da ALER, que envolvem documentos e depoimentos de comunicadores da Associação. Nesse sentido, foi possível realizar a análise do programa Voces de la Panamazonía , no qual se registra a única participação constante do Brasil na rede atualmente, e que ainda é pouco conhecida. Por isso, este trabalho procura analisar, em interface com o processo de articulação em rede latino-americano, esse caso local, em diálogo com o momento de crise política e ambiental e de propostas alternativas, como o Buen Vivir . Assim, defende-se que um modelo sólido e longevo de rede latino-americana de rádio popular estrutura-se em um projeto de sociedade e político-comunicacional, bem como em práticas comunicativas e organizativas que envolvem experiências de comunicação em uma mesma missão e mesmos valores
 
Título en inglés
ALER's experience in Brazil: Buen Vivir and Journalism in the popular radio stations network in Latin America
Palabras clave en inglés
Buen Vivir
Latin American Association of Popular Education and Communication (ALER)
Popular radio stations network
Radio Journalism
Resumen en inglés
This thesis analyzes the network coordination between popular radio stations in Latin America, having as a reference the Latin American Association of Popular Education and Communication (ALER) and its experience in Brazil. Bringing together popular radio stations since the 1970s, this network has as unifying points between its partners an intense news production and educational development, besides a communicational and political project for each historic moment. Currently, ALER has been committed to its effort to act for Buen Vivir , which refers to an increasing urgency to the debate about a new development model and a harmonious relationship between human beings and nature. This research has as its base methodology the Systematization of Experiences, with recovery and analysis of ALER's historical trajectory, based on documents and testimonials from the Association's communicators. Thus, it was possible to conduct an analysis of the news program Voces de la Panamazonía , which is the only constant experience of Brazil in ALER taking place nowadays, still being little known. Therefore, this thesis aims to study, in dialogue with the Latin American network coordination process, this local experience, and in face of the current political and environmental crisis and alternative proposals of society, as the Buen Vivir . In that way, we sustain that a model of a popular radio station s network in Latin America that is strong and long-lasting is structured in a political and communicational project of society, as well as in communication and organizational practices that involve popular media experiences in the same mission and values.
 
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Fecha de Publicación
2023-10-04
 
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