• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-03032021-164516
Documento
Autor
Nombre completo
Bruna Sanjar Mazzilli
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Silva, Wagner Souza e (Presidente)
Sene, Joel La Laina
Tosetto, Guilherme Marcondes
Título en portugués
O fotolivro como espaço de complexidade e potência para a fotografia documental
Palabras clave en portugués
complexidade e potência
fotografia
fotografia documental
fotolivro
produção de sentidos
Resumen en portugués
Esta pesquisa trata da relação entre fotolivros e fotografia documental. Sua proposta é discutir as especificidades e potencialidades desse suporte para fotógrafos e produtores ligados à prática documental, procurando entender como ele pode atribuir sentidos mais complexos a imagens dessa modalidade fotográfica e promover reflexões a partir delas. Para tanto, toma-se como base um conjunto de autores voltados à história e à teoria da fotografia (como Vilém Flusser, Joan Fontcuberta e Gisèle Freund), à fotografia documental e ao fotojornalismo (como Margarita Ledo, Pepe Baeza e André Rouillé) e aos fotolivros (como Martin Parr, Gerry Badger e Horacio Fernández). Fotógrafos e outros profissionais envolvidos com a edição e publicação de fotolivros são igualmente consultados, bem como pesquisadores locais que têm como objeto de estudo a relação entre livros e fotografia. Como forma de valorizar a produção fotográfica nacional e amparar as reflexões teóricas, também são trazidos para a discussão fotolivros brasileiros relacionados com o estilo ou com a temática documental que receberam algum destaque no meio fotográfico e exemplificam as potências tratadas, a saber: a possibilidade de organizar e construir pensamentos visuais coesos a partir do suporte "livro"; o maior grau de autonomia e liberdade criativa em comparação a outras mídias informativas; o poder de exaltar o caráter ficcional e expressivo da fotografia, transcendendo o rígido estatuto do documento moderno; e a capacidade de atuar como espaço de jogo flusseriano, em que informações novas e mais complexas são criadas a partir de informações preexistentes e diálogos são travados entre produtores e receptores. A pesquisa inclui ainda um breve comentário sobre como a eficácia dessas potências precisa ser pensada dentro das esferas de circulação e recepção dos fotolivros, uma questão de grande importância para o campo da comunicação e que pode servir de base para outros estudos sobre o tema.
Título en inglés
The photobook as a space of complexity and potency for documentary photography
Palabras clave en inglés
complexity and potency
conveyance of meaning
documentary photography
photobook
photography
Resumen en inglés
This research is concerned with the relationship between photobooks and documentary photography. Its purpose is to discuss the photobooks' specificities and potentialities for photographers and artists linked to the documentary practice, trying to understand how the book form can convey more complex meanings to images of this photographic genre and stimulate new thoughts on them. In order to do so, we take into account a series of authors dedicated to the history of photography and photographic theories (such as Vilém Flusser, Joan Fontcuberta and Gisèle Freund), documentary photography and photojournalism (as Margarita Ledo, Pepe Baeza and André Rouillé) and photobooks (such as Martin Parr, Gerry Badger and Horacio Fernández). Photographers, editors and other publishing professionals have also been consulted, as well as local researchers who study the relations between books and photography. As a way of valuing the local photographic production and supporting the theoretical reflections, this discussion also refers to a group of distinguished Brazilian photobooks that are somehow related to the documentary style and help demonstrating the medium's potentialities, which can be described as follows: the possibility of organizing and building coherent visibilities using the book form; the higher degree of autonomy and freedom of creation when compared to other media; the power to magnify the fictional and expressive characters of photography, transcending the neutral and objective notions of the modern "document"; and the capacity to act as a "game" in Flusser's conception, in which the available (visual) information is combined to create new and more complex visibilities that promote dialogues between makers and observers. Finally, a brief commentary is made on the efficacy of these potentialities concerning photobooks' circulation and reception, a matter of great importance to the communication field and that may provide a basis for future studies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.