• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-02052022-114650
Documento
Autor
Nome completo
Sandro Pontes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Kunsch, Margarida Maria Krohling (Presidente)
Hourneaux Junior, Flávio
Porém, Maria Eugênia
Título em português
Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas
Palavras-chave em português
Comunicação organizacional
Era digital
Metodologia
Propósito organizacional
Visibilidade e reconhecimento
Resumo em português
A busca das organizações por se manterem visíveis e reconhecidas em meio a uma profusão de informações tem, em muitas situações, resultado em práticas questionáveis e sem efetividade. Nesta dissertação, foram empregadas duas técnicas de pesquisa a pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade com CEOs e profissionais de comunicação para buscar responder como e se a adoção de um propósito organizacional poderia funcionar como elemento de diferenciação e utilizado nas estratégias e ações de comunicação organizacional. O termo propósito no contexto das organizações tornou-se uma business buzzword. Uma das descobertas foi que a falta de uma definição clara dos elementos que o constituem contribuiu para que isso ocorresse. A contribuição deste trabalho é tanto para o mercado quanto para a academia, pois apresenta uma proposta de definição para o termo propósito organizacional e propõe um sistema de implantação do propósito nas organizações, de forma legítima e que, de fato, contribua com o desenvolvimento da sociedade. Não há pretensão, todavia, de se apresentar uma proposta fechada e engessada; muito pelo contrário, o principal propósito desta dissertação é despertar o interesse pelo assunto para que novos trabalhos possam evoluir e aperfeiçoar esta proposição inicial.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Digital age
Methodology
Organizational communication
Organizational purpose
Visibility and recognition
Resumo em inglês
The search of organizations to remain visible and recognized by their audiences amidst a profusion of information has, in many situations, resulted in questionable and ineffective practices. Two research techniques were applied bibliographic research and in-depth interviews with CEOs and communication professionals searching for answers about the adoption of an organizational purpose could function as an element of differentiation and used in organizational communication strategies and actions. The term purpose in the context of organizations has become a business buzzword. One of the findings was that the lack of a clear definition of its constituent elements contributed to this occurring. The contribution of this work is both for the market and for academy, as it presents a proposal for definition for the term organizational purpose and proposes a system for the implementation of the purpose in organizations, in a legitimate way and that, in fact, contributes to the development of society. There is no intention, however, of presenting a closed proposal, quite the contrary, the main purpose of this dissertation is to arouse interest in the subject so that new works can evolve and improve this initial proposition.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-05-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.