• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-02042024-134246
Documento
Autor
Nome completo
Yonara Aparecida Santana
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Paulino, Roseli Aparecida Figaro (Presidente)
Oliveira, Fabio de
Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira
Título em português
As relações de comunicação e trabalho dos profissionais do setor de tecnologia da informação e os discursos de incentivo ao trabalho excessivo.
Palavras-chave em português
Comunicação e trabalho
Precarização
Produtividade
Tecnologia da informação
Trabalho excessivo
Resumo em português
A presente pesquisa discute e analisa, a partir do binômio comunicação e trabalho, no contexto brasileiro, as relações de comunicação dos profissionais do setor de tecnologia da informação. O estudo busca responder se os profissionais enfrentam jornadas de trabalho exaustivas, se há o incentivo para que elas sejam realizadas e como os trabalhadores se relacionam com os discursos de estímulo ao trabalho excessivo. A hipótese da pesquisa é a de que há entre esses profissionais o culto ao trabalho excessivo conjunto de práticas do mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo, no qual ocorre a glorificação do discurso sobre o adensamento das atividades, com um ritmo de trabalho mais intenso para se ganhar mais dinheiro. A metodologia da pesquisa abarca levantamento de informações sobre o trabalho na área de tecnologia, formulário de pesquisa, aplicado a um grupo de 217 trabalhadores do setor de tecnologia da informação; e entrevistas semiestruturadas realizadas com 10 participantes da segunda fase empírica da pesquisa. O material coletado foi tratado por meio de interpretação dos dados do formulário e de análise do discurso materialista das entrevistas. Os resultados mostram que os discursos de incentivo ao trabalho excessivo são estruturais e imperativos no sistema capitalista e, portanto, estão presentes também no setor de TI, dentre outros apontamentos.
Título em inglês
Communication and work relations of information technology professionals and discourses of excessive work incentives
Palavras-chave em inglês
Communication and work
Excessive work
Information technology
Precarization
Productivity
Resumo em inglês
This research discusses and analyzes, within the Brazilian context, the communication and work dynamics of professionals in the information technology sector. The study aims to address whether these professionals face exhausting work hours, whether there is encouragement for such practices, and how workers relate to discourses that promote overwork. The research hypothesis suggests that there is a culture of overwork among these professionals, which encompasses a set of practices in the contemporary capitalist workplace that glorify the discourse of increasing work intensity to earn more money. The research methodology includes data collection on the technology field, a survey distributed to a group of 217 information technology workers, and semi-structured interviews conducted with 10 participants in the second empirical phase of the research. The collected data was analyzed through the interpretation of survey responses and a materialist discourse analysis of the interviews. The results indicate that discourses promoting overwork are structural and imperative within the capitalist system and, therefore, are also prevalent in the IT sector, among other findings.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-04-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.