• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-02042024-134246
Documento
Autor
Nombre completo
Yonara Aparecida Santana
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Paulino, Roseli Aparecida Figaro (Presidente)
Oliveira, Fabio de
Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira
Título en portugués
As relações de comunicação e trabalho dos profissionais do setor de tecnologia da informação e os discursos de incentivo ao trabalho excessivo.
Palabras clave en portugués
Comunicação e trabalho
Precarização
Produtividade
Tecnologia da informação
Trabalho excessivo
Resumen en portugués
A presente pesquisa discute e analisa, a partir do binômio comunicação e trabalho, no contexto brasileiro, as relações de comunicação dos profissionais do setor de tecnologia da informação. O estudo busca responder se os profissionais enfrentam jornadas de trabalho exaustivas, se há o incentivo para que elas sejam realizadas e como os trabalhadores se relacionam com os discursos de estímulo ao trabalho excessivo. A hipótese da pesquisa é a de que há entre esses profissionais o culto ao trabalho excessivo conjunto de práticas do mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo, no qual ocorre a glorificação do discurso sobre o adensamento das atividades, com um ritmo de trabalho mais intenso para se ganhar mais dinheiro. A metodologia da pesquisa abarca levantamento de informações sobre o trabalho na área de tecnologia, formulário de pesquisa, aplicado a um grupo de 217 trabalhadores do setor de tecnologia da informação; e entrevistas semiestruturadas realizadas com 10 participantes da segunda fase empírica da pesquisa. O material coletado foi tratado por meio de interpretação dos dados do formulário e de análise do discurso materialista das entrevistas. Os resultados mostram que os discursos de incentivo ao trabalho excessivo são estruturais e imperativos no sistema capitalista e, portanto, estão presentes também no setor de TI, dentre outros apontamentos.
Título en inglés
Communication and work relations of information technology professionals and discourses of excessive work incentives
Palabras clave en inglés
Communication and work
Excessive work
Information technology
Precarization
Productivity
Resumen en inglés
This research discusses and analyzes, within the Brazilian context, the communication and work dynamics of professionals in the information technology sector. The study aims to address whether these professionals face exhausting work hours, whether there is encouragement for such practices, and how workers relate to discourses that promote overwork. The research hypothesis suggests that there is a culture of overwork among these professionals, which encompasses a set of practices in the contemporary capitalist workplace that glorify the discourse of increasing work intensity to earn more money. The research methodology includes data collection on the technology field, a survey distributed to a group of 217 information technology workers, and semi-structured interviews conducted with 10 participants in the second empirical phase of the research. The collected data was analyzed through the interpretation of survey responses and a materialist discourse analysis of the interviews. The results indicate that discourses promoting overwork are structural and imperative within the capitalist system and, therefore, are also prevalent in the IT sector, among other findings.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-04-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.