• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-02042024-133643
Document
Auteur
Nom complet
Rudi Alexandre Solon
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Silva, Wagner Souza e (Président)
Feliciano, Luiz Antonio
Guimarães, Luciano
Titre en portugais
Ilusões de Imagem: Cruzamentos da Mágica e Imagens Técnicas na Mediação de Realidades
Mots-clés en portugais
Fotografia
Ilusionismo
Imagem técnica
Literacia midiática
Mágica
Resumé en portugais
Esta pesquisa é uma reflexão acerca da intersecção entre a literacia midiática, a arte mágica e a imagem técnica, esta iluminada pelos princípios teóricos de Vilém Flusser, para a construção de realidades. Parte-se da proposição de que a mágica pode ser retratada não apenas como uma mera ferramenta de entretenimento, mas como um potente dispositivo pedagógico para debater a construção de realidades com base em imagens técnicas e percepções na contemporaneidade midiática. Iniciamos por investigar o trajeto histórico do conceito de "mágica", explorando suas raízes etimológicas até suas múltiplas manifestações ao longo do tempo. O estudo destaca a metamorfose da mágica, de uma prática espiritual ou mística para uma forma de entretenimento e performance. Discute-se a interação entre a mágica, a fotografia e a imagem técnica, na qual é explorada a ideia de mágica à luz dos postulados de Flusser, com o objetivo de demonstrar como a mágica e a fotografia, ancoradas na tecnicidade, compartilham a habilidade de fabricar ilusões e manipular a percepção da realidade. Propõe-se uma breve análise psicológica da mágica, que se apresenta como uma reflexão ponderada sobre os perigos da desinformação e da manipulação de informações, sublinhando a importância do pensamento crítico e da verificação de fatos em uma era caracterizada pela velocidade da informação e pela proliferação da desinformação. A pesquisa ressalta a relevância da literacia midiática na sociedade contemporânea e propõe um espetáculo de mágica como um precioso instrumento filosófico e pedagógico para lidar com os desafios da era midiática. A confluência entre a mágica e a imagem técnica nos impele a questionar a natureza da realidade, fomentando a reflexão, o pensamento crítico e uma compreensão mais informada e profunda do mundo visual que nos cerca.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Illusionism
Magic
Media literacy
Photography
Technical images
Resumé en anglais
This research constitutes a reflection on the intersection of media literacy, magical art, and technical images, informed by the theoretical principles of Vilém Flusser, for the construction of realities. It begins with the proposition that magic can be portrayed not merely as a tool for entertainment, but as a potent pedagogical device for discussing reality construction based on technical images and perceptions in contemporary media. The research commences by investigating the historical trajectory of the concept of "magic," tracing its etymological roots to its diverse manifestations throughout time. The study highlights the metamorphosis of magic from a spiritual or mystical practice to a form of entertainment and performance. The interaction between magic, photography, and technical imagery is discussed, wherein the idea of magic is examined through the lens of Flusser's postulates. The aim is to demonstrate how magic and photography, anchored in technicality, share the ability to craft illusions and manipulate the perception of reality. A brief psychological analysis of magic is proposed, presenting a measured reflection on the perils of misinformation and information manipulation. This underscores the significance of critical thinking and factchecking in an era characterized by the speed of information dissemination and the proliferation of misinformation. The research highlights the relevance of media literacy in contemporary society and proposes a magic performance as a valuable philosophical and pedagogical tool to address the challenges of the media age. The confluence of magic and technical imagery prompts us to question the nature of reality, fostering reflection, critical thinking, and a more informed and profound understanding of the visual world that surrounds us.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-04-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.