• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-02042024-133643
Documento
Autor
Nombre completo
Rudi Alexandre Solon
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Silva, Wagner Souza e (Presidente)
Feliciano, Luiz Antonio
Guimarães, Luciano
Título en portugués
Ilusões de Imagem: Cruzamentos da Mágica e Imagens Técnicas na Mediação de Realidades
Palabras clave en portugués
Fotografia
Ilusionismo
Imagem técnica
Literacia midiática
Mágica
Resumen en portugués
Esta pesquisa é uma reflexão acerca da intersecção entre a literacia midiática, a arte mágica e a imagem técnica, esta iluminada pelos princípios teóricos de Vilém Flusser, para a construção de realidades. Parte-se da proposição de que a mágica pode ser retratada não apenas como uma mera ferramenta de entretenimento, mas como um potente dispositivo pedagógico para debater a construção de realidades com base em imagens técnicas e percepções na contemporaneidade midiática. Iniciamos por investigar o trajeto histórico do conceito de "mágica", explorando suas raízes etimológicas até suas múltiplas manifestações ao longo do tempo. O estudo destaca a metamorfose da mágica, de uma prática espiritual ou mística para uma forma de entretenimento e performance. Discute-se a interação entre a mágica, a fotografia e a imagem técnica, na qual é explorada a ideia de mágica à luz dos postulados de Flusser, com o objetivo de demonstrar como a mágica e a fotografia, ancoradas na tecnicidade, compartilham a habilidade de fabricar ilusões e manipular a percepção da realidade. Propõe-se uma breve análise psicológica da mágica, que se apresenta como uma reflexão ponderada sobre os perigos da desinformação e da manipulação de informações, sublinhando a importância do pensamento crítico e da verificação de fatos em uma era caracterizada pela velocidade da informação e pela proliferação da desinformação. A pesquisa ressalta a relevância da literacia midiática na sociedade contemporânea e propõe um espetáculo de mágica como um precioso instrumento filosófico e pedagógico para lidar com os desafios da era midiática. A confluência entre a mágica e a imagem técnica nos impele a questionar a natureza da realidade, fomentando a reflexão, o pensamento crítico e uma compreensão mais informada e profunda do mundo visual que nos cerca.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Illusionism
Magic
Media literacy
Photography
Technical images
Resumen en inglés
This research constitutes a reflection on the intersection of media literacy, magical art, and technical images, informed by the theoretical principles of Vilém Flusser, for the construction of realities. It begins with the proposition that magic can be portrayed not merely as a tool for entertainment, but as a potent pedagogical device for discussing reality construction based on technical images and perceptions in contemporary media. The research commences by investigating the historical trajectory of the concept of "magic," tracing its etymological roots to its diverse manifestations throughout time. The study highlights the metamorphosis of magic from a spiritual or mystical practice to a form of entertainment and performance. The interaction between magic, photography, and technical imagery is discussed, wherein the idea of magic is examined through the lens of Flusser's postulates. The aim is to demonstrate how magic and photography, anchored in technicality, share the ability to craft illusions and manipulate the perception of reality. A brief psychological analysis of magic is proposed, presenting a measured reflection on the perils of misinformation and information manipulation. This underscores the significance of critical thinking and factchecking in an era characterized by the speed of information dissemination and the proliferation of misinformation. The research highlights the relevance of media literacy in contemporary society and proposes a magic performance as a valuable philosophical and pedagogical tool to address the challenges of the media age. The confluence of magic and technical imagery prompts us to question the nature of reality, fostering reflection, critical thinking, and a more informed and profound understanding of the visual world that surrounds us.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-04-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.