• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-02042024-111614
Document
Auteur
Nom complet
Karen Pavani Goulart
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Citelli, Adilson Odair (Président)
Cunha, Michelle Prazeres
Lima, Cláudia do Carmo Nonato
Titre en portugais
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e interações comunicacionais: um olhar a partir da experiência do Cieja Campo Limpo
Mots-clés en portugais
Comunicação
Diálogo
Educação
Educação de Jovens e Adultos
Interações comunicacionais
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Resumé en portugais
Esta pesquisa investigou a repercussão das metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas interações comunicacionais entre docentes e discentes no espaço da sala de aula e adotou como objeto empírico o Cieja Campo Limpo, escola de jovens e adultos da rede municipal de São Paulo. Pelo prisma da interface Comunicação e Educação, procuramos compreender por meio de observação sistemática em campo e entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes a relação entre a participação ativa do educando no processo de ensino-aprendizagem e a ocorrência de monólogos e diálogos. A amostra deste estudo é composta por alunos de três agrupamentos do ciclo II do Cieja Campo Limpo e por quatro professores das áreas de conhecimento Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos. Nos anos 2000, a escola passou por uma reforma pedagógica, inspirada no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) de Paulo Freire, e, desde então, emprega a metodologia investigativa considerada em nosso estudo uma metodologia ativa , desenvolvida por gestores e docentes do Cieja Campo Limpo a partir de demandas levantadas em assembleias realizadas com os estudantes. Apresentamos como resultados do presente trabalho a análise dos fluxos comunicacionais em sala de aula e dos papéis desempenhados por professores e estudantes; as percepções docentes e discentes sobre as dinâmicas de comunicação no ambiente escolar e as especificidades da referida escola que parecem repercutir nas trocas dialógicas entre os atores educativos.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Active teaching-learning methodologies
Communication
Communication interactions
Dialogue
Education
Youth and Adult Education
Resumé en anglais
This research investigated the reverberation of active teaching-learning methodologies on communicational interactions between teachers and students in the classroom and adopted Cieja Campo Limpo, a school for young people and adults in the municipal network of São Paulo, as its empirical object. From the perspective of the Communication and Education interface, we seek to understand, through systematic field observation and semi-structured interviews with teachers and students, the relationship between the student's active participation in the teaching-learning process and the occurrence of monologues and dialogues. The sample for this study is made up of students from three groups of cycle II at Cieja Campo Limpo and four teachers from the areas of knowledge of Natural Sciences, Human Sciences and Languages and Codes. In the 2000s, the school went through a pedagogical reform, inspired by Paulo Freire's Youth and Adult Literacy Movement (MOVA), and, since then, it has employed investigative methodology considered in our study to be an active methodology , developed by coordinators and teachers at Cieja Campo Limpo based on demands raised in councils held with students. As a result of this work, we present the analysis of communication flows in the classroom and the roles played by teachers and students; the teachers' and students' perceptions about the dynamics of communication in the school environment and the particularities of that school that seem to influence the dialogical exchanges between educational actors.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-04-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.