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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-02032021-111757
Documento
Autor
Nome completo
João Augusto Moliani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Paulino, Roseli Aparecida Figaro (Presidente)
Farias, Luiz Alberto Beserra de
Mick, Jacques
Rebechi, Claudia Nociolini
Silva, Maria Cecília Pérez de Souza e
Título em português
O trabalho em agências de comunicação: processos produtivos e densificação da atividade no jornalismo de rabo preso com o cliente
Palavras-chave em português
Agência de Comunicação
Análise do Discurso
Assessoria de imprensa
Comunicação e Trabalho
Jornalismo
Jornalista
Trabalho
Resumo em português
Esta tese foi desenvolvida com a finalidade de compreender a atividade de trabalho dos jornalistas que atuam fora das redações, especialmente em agências de comunicação. Para realizar este objetivo buscamos triangular métodos realizando tanto observações de campo, com coleta de materiais em duas agências de comunicação na cidade de Curitiba, Paraná, quanto técnica de entrevistas exclusivas e aprofundadas com 12 profissionais dessas agências - assessores, coordenadoras, gestoras e sócias - e pesquisa bibliográfica em diferentes áreas do conhecimento como Comunicação, Sociologia e Análise do Discurso. Apoiamo-nos nos preceitos do binômio Comunicação e Trabalho, identificamos as prescrições, os valores, as rotinas e as relações de comunicação que se estabelecem nessa atividade de trabalho a partir da observação e da manifestação dos jornalistas, cotejando-as com a literatura pertinente. Desse modo, conseguimos revelar como o jornalismo está presente na atividade dos assessores, tanto como ferramental para o exercício da atividade quanto como discurso que busca a inserção na comunidade de jornalistas. Constatamos que a assessoria de imprensa é um termo e uma atividade em desuso. O motivo identificado é a insuficiência da imprensa e do jornalismo como disseminadores de informações públicas na contemporaneidade frente a tantas outras formas de produção e disseminação de informações proporcionadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Investigamos a atividade de trabalho dos jornalistas em agências de comunicação relacionando-a com as transformações da sociedade global e as mudanças no estatuto profissional do jornalista na contemporaneidade. A observação, os materiais recolhidos nas agências e as entrevistas revelam os processos produtivos nas agências e a densificação dessa atividade, bem como o uso que os assessores fazem do ferramental jornalístico e a vinculação da produção aos anseios do cliente.
Título em inglês
Work in communication agencies: productive processes and densification of activity in tail-tied journalism with the client
Palavras-chave em inglês
Communication Agency
Communication and Work
Discourse analysis
Journalism
Journalist
Press office
Work
Resumo em inglês
This thesis was developed with the purpose of understanding the work activity of journalists who work outside the newsrooms, especially in communication agencies. In order to achieve this objective, we seek to triangulate methods, conducting both field observations with material collection in two communication agencies in the city of Curitiba, Paraná, and the technique of exclusive and in-depth interviews with 12 professionals from these agencies - advisors, coordinators, managers and partners - and bibliographic research in different areas of knowledge such as Communication, Sociology and Discourse Analysis. We rely on the precepts of the binomial Communication and Work, we identify the prescriptions, values, routines and communication relationships that are established in this work activity from the observation and manifestation of journalists, comparing them with the relevant literature. In this way, we were able to reveal how journalism is present in the activity of advisors, both as a tool for the exercise of the activity and as a discourse that seeks insertion in the community of journalists. We found that the press office is a term and an activity in disuse. The reason identified is the insufficiency of the press and journalism as disseminators of public information in the contemporary world in face of so many other forms of production and dissemination of information provided by information and communication technologies (ICTs). We investigated the work activity of journalists in communication agencies, relating it to the transformations of global society and changes in the professional status of journalists today. The observation, the materials collected at the agencies and the interviews ended up revealing the production processes at the agencies and the densification of this activity, as well as the use that the advisors make of the journalistic tools and the linking of the production to the client's desires.
 
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Data de Publicação
2021-03-02
 
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