• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-01112023-155542
Documento
Autor
Nome completo
Alvaro Francisco de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Correa, Elizabeth Nicolau Saad (Presidente)
Boarini, Dulce Margareth
Karhawi, Issaaf Santos
Título em português
Lu do magalu: um estudo de caso sobre influência digital virtual, novas humanidades e marcas que viram pessoas
Palavras-chave em português
comunicação organizacional
humanização de marcas
Influência digital virtual
mundos virtuais
neo-humanos
Resumo em português
Fundamentado em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, o presente estudo de caso concentra-se na personagem publicitária Lu do Magalu. Dedica-se a descrever, sob a ótica do paradigma da complexidade de Morin, os elementos que a compõem: influência digital, vista a partir dos trabalhos de Karhawi (2020) e Terra (2021); novas humanidades, conforme descrito por Santaella (2022) e virtualidade, combinando Lévy (2011) e Virk (2021). Trata também de descrever a atuação de Lu como elemento humanizante dentro do ecossistema do Magazine Luiza, rede varejista brasileira que passa por um processo de transformação digital. Uma categorização dos diferentes personagens virtuais, elaborada com base na taxonomia de mascotes de Perez (2011) completa a dissertação.
Título em inglês
Lu do magalu: a case study on virtual digital influence, new humanities and brands that become people.
Palavras-chave em inglês
humanization of brands
neohumans
organizational communication
Virtual digital influence
virtual worlds
Resumo em inglês
Based on bibliographical research and content analysis, this case study focuses on the advertising character Lu do Magalu. It is dedicated to describing, from the perspective of Morin's paradigm of complexity, the elements that compose her: digital influence, as seen in the works of Karhawi (2020) and Terra (2021); new humanities, as described by Santaella (2022) and virtuality, combining Lévy (2011) and Virk (2021). It also describes Lu's performance as a humanizing element within the Magazine Luiza ecosystem, a Brazilian retail chain undergoing a digital transformation process. A categorization of the different virtual characters, based on Perez's (2011) mascot taxonomy, completes the dissertation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-11-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.