• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-14042023-120215
Document
Auteur
Nom complet
Jader Jaime Costa do Lago
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Paletta, Francisco Carlos (Président)
Gonzalez, José Antonio Moreiro
Siqueira, Ivan Claudio Pereira
Titre en portugais
Inteligência Artificial em plataformas de streaming, o gerenciamento audiovisual e sua influência em processos decisórios
Mots-clés en portugais
Algoritmos
Colonialismo de Dados
Decisão e escolha
Gestão da Informação
Plataformas de streaming
Sistemas de recomendação
Televisão
Resumé en portugais
Vivemos numa sociedade em que a existência está diretamente associada à visibilidade dos indivíduos. As construções narrativas que validam esse processo trabalham com imagens e vídeos que projetam e constroem as nossas vivências em múltiplas plataformas digitais. Através delas é possível mapear boa parte de nossas ações e interações. Esses dados são valiosos indicativos de nosso comportamento social e emocional diante de variados temas e situações. As plataformas digitais utilizam essas informações na dinâmica do capitalismo de dados, extraindo valor a partir de mecanismos automatizados de coleta e operados por sujeitos algorítmicos. Assim, através da organização de Big Data, os conglomerados empresariais são capazes de analisar inúmeros aspectos relacionados à vida cotidiana. Isso gera um valioso conhecimento que pode determinar estratégias de negócio e auxiliar em processos de tomada de decisão. Essa capacidade analítica está relacionada à revolução tecnológica e se tornou objeto deste estudo a partir da sua importância como fenômeno cultural associado à gestão das unidades de informação. Este trabalho investiga a Inteligência Artificial utilizada pelas plataformas de streaming para o gerenciamento audiovisual e como isso pode influenciar o processo decisório do usuário. Utilizando o método indutivo este estudo pretende contribuir para a área, oferecendo um panorama atualizado sobre o mercado de plataformas de vídeos sob demanda no Brasil, além de análises a respeito da mudança de paradigma de consumo de conteúdo, tendo como base os preceitos da Ciência da Informação. Este estudo apresenta as características desse processo operado em ambientes heterotópicos em que o espaço-tempo é formatado pela lógica das plataformas. Além disso, discorre sobre como este artifício se tornou possível por causa da necessidade de relevância em que a autonomia do indivíduo nas redes é proporcional à sua submissão às regras de vigilância e exploração econômica.
Titre en anglais
Artificial Artificial Intelligence on streaming platforms, the audiovisual management and its influence in decision-making processes
Mots-clés en anglais
Algorithms
Data Colonialism
Decision and choice
management
Recommendation systems
Streaming platforms
Television
Resumé en anglais
We live in a society where existence is directly associated with the visibility of the individuals. The narrative constructions that validate this process work with images and videos that project and build our life experiences on multiple digital platforms. Through them, it is possible to map a big part of our actions and interactions. These data are valuable indicatives of our social and emotional behavior when dealing with a variety of subjects and situations. The digital platforms utilize this information in the dynamic of data capitalism, extracting value through automatic mechanisms of data collection operated by algorithms. Through the organization of Big Data, media conglomerates can analyze numerous aspects related to everyday life. This generates valuable knowledge that can determine business strategies and assist in decision-making processes. This analytical capacity is related to the technological revolution and became the object of this study based on its importance as a cultural phenomenon associated with the management of units of information. This work investigates the Artificial Intelligence used by streaming platforms for audiovisual management and how it can influence the user's decision-making process. Using the inductive method, this study intends to contribute to the area, offering an updated overview of the market for video on demand platforms in Brazil, furthermore an analysis regarding the change of the paradigm of content consumption, based on the precepts of Science of Information. This study presents the characteristics of this process operated in heterotopic environments in which space-time is formatted by the logic of platforms. In addition, it discusses how this artifice became possible because of the need for relevance in which the individual's autonomy in the networks is proportional to his submission to the rules of surveillance and economic exploitation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-04-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.