• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-10032021-013140
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael João da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Lima, Vânia Mara Alves (Presidente)
Ramalho, Rogerio Aparecido Sa
Santarem Segundo, Jose Eduardo
Título en portugués
Batendo um papo com a informação: o uso dos chatbots para a recuperação da informação e a contribuição da Ciência da Informação nesse processo
Palabras clave en portugués
Chatbots
Ciência da Informação (CI)
Inteligência Artificial (IA)
Organização da Informação (OI)
Recuperação da Informação (RI)
Resumen en portugués
A preocupação com a recuperação da informação vem de épocas remotas e passou a ser amplamente abordada em diversas áreas do conhecimento. Essa preocupação ganhou amplitude devido a crescente quantidade de informações originadas e disponibilizadas pelo uso de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TICs também proporcionam novas ferramentas de recuperação da informação, sendo uma delas os chatbots. Por meio dos métodos de pesquisa bibliográfica e estudos de casos múltiplos, a presente pesquisa tem por objetivo evidenciar como os chatbots estão colaborando para a recuperação da informação no âmbito da Ciência da Informação (CI) e, em contrapartida, como essa mesma Ciência ajuda no processo de melhoria e desenvolvimento desses sistemas. Desta forma, explora-se o campo da Ciência da Informação e suas vertentes. Versa-se sobre o que são os chatbots e suas principais tecnologias e tendências. Analisa-se alguns casos de uso desses agentes sob o ponto de vista de suas colaborações em facilitar a recuperação da informação. Por fim, nota-se como algumas ferramentas da CI contribuem para o desenvolvimento e melhorias desses sistemas. Como considerações finais, destaca-se que a Ciência da Informação e seus subdomínios são essenciais para auxiliar a arquitetura de projetos de inteligência artificial, como os chatbots. Trata-se de uma pesquisa exploratória que não tem o intuito de ser exaustiva, mas sim abrir caminhos para que novas discursões entre a academia e o mercado profissional reverberem a partir dos assuntos levantados aqui.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Artificial Intelligence (AI)
Chatbots
Information Retrieval (IR)
Knowledge Organization (KO)
Library and Information Science (LIS)
Resumen en inglés
The concern with information retrieval comes from remote times and has come to be widely addressed in several areas of knowledge. This concern became more widespread due to the growing amount of information originating and made available by the use of new Information and Communication Technologies (ICT). ICTs also provide new information retrieval tools, one of which is chatbots. Through methods of bibliographic research and multiple case studies, this research aims to show how chatbots are collaborating for the information retrieval in the scope of Information Science and how that same Science can help in process of improvement and development of these systems. Thus, the field of Information Science and its aspects is explored. It is analyzed what chatbots are and their main technologies and trends. Some use cases of these agents are examined from the point of view of their collaboration in facilitating information retrieval. Finally, it is evidenced how some Information Science tools can contribute to the development and improvement of these systems. As final considerations, it should be noted that Information Science and its subdomains are essential to assist in the architecture of artificial intelligence projects such as chatbots. This is an exploratory research that is not intended to be exhaustive, but rather opens ways for new discourses between academic and the market based on the topics raised here.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.