• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
Documento
Autor
Nombre completo
Aline Barbosa Petelin
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Fujino, Asa (Presidente)
Bortolin, Sueli
Lara, Marilda Lopes Ginez de
Oliveira, Amanda Leal de
Título en portugués
Ações de mediação de leitura e formação do profissional bibliotecário: estudo nas bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados e na rede municipal de bibliotecas da cidade de São Paulo
Palabras clave en portugués
Biblioteca pública
Bibliotecário mediador
Formação profissional
Mediação de leitura
Resumen en portugués
A pesquisa se insere nas discussões sobre a importância da leitura na formação do cidadão e a atuação do bibliotecário como mediador de leitura. Parte do pressuposto que as atividades de estímulo à leitura nas bibliotecas públicas de São Paulo são equivocadamente entendidas como entretenimento, e de impacto administrativo, ao possibilitar o aumento das estatísticas dos serviços prestados pela biblioteca, e não como atividade de ação cultural, que visa à formação de leitores e à construção do hábito da leitura. Tem como objetivo geral refletir sobre a importância da leitura na formação do cidadão e analisar a atuação do bibliotecário como mediador de leitura e como objetivos específicos mapear e refletir a respeito das práticas de mediação de leitura desenvolvidas nas bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e na rede municipal de bibliotecas de São Paulo; e verificar a relação entre formação do profissional bibliotecário para a mediação de leitura e as atividades desenvolvidas. Trata-se de estudo exploratório descritivo fundamentado em elaboração de quadro de referencial teórico e estudo de caso. Apresenta como resultado final uma proposta de projeto piloto de formação e aprimoramento de bibliotecários para atuação como mediadores de leitura.
Título en inglés
Mediation actions of reading and training of the library professional: study in the libraries of Centros Educacionais Unificados and the São Paulo's libraries municipal network.
Palabras clave en inglés
Mediating Librarian
Professional qualification
Public Library
Reading mediation
Resumen en inglés
Research shows discussions about the importance of reading in citizen formation and the librarian's role as a mediator of reading. It assumes that reading stimulation activities in the public libraries of São Paulo are equated as entertainment, and administrative impact, by allowing the increase in the statistics of the services provided by the library and not as the cultural action activity, which aims at reader training and reading habit building. It has a general objective to reflecton the importance of reading in the formation of citizens and to analyze the performance of librarian as a reading mediator and aims to mapping and reflect about of reading mediation practices in the libraries of the Centros Educacionais Unificados (CEUs) and in the municipal library network of São Paulo; and verify the relationship between the professional librarian's training for reading mediation and the activities used. This is a descriptive exploratory study based on the elaboration of the theoretical framework and case study. It presents as a final result a proposal for a pilot project of training and improvement of librarians to act as reading mediators.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-11-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.