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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-31072019-115319
Documento
Autor
Nome completo
Sávio Luis Stoco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Morettin, Eduardo Victorio (Presidente)
Araújo, Luciana Sá Leitão Corrêa de
Kaminski, Rosane
Sá Neto, Arthur Autran Franco de
Souza, Carlos Roberto Rodrigues de
Título em português
O Cinema de Silvino Santos (1918 - 1922) e a representação amazônica: história, arte e sociedade
Palavras-chave em português
Amazônia
cinema brasileiro
documentário
história cultural
Silvino Santos
Resumo em português
Essa tese investiga a representação da região amazônica nos filmes longas-metragens documentais do cineasta luso-brasileiro Silvino Santos Amazonas, maior rio do mundo (1918-1920) e No paiz das Amazonas (1921/1922), considerando sua dimensão histórica e estética. Busca-se discutir as particularidades apreendidas em cada um deles por meio da análise fílmica e à luz da história e das tradições discursivas sobre a região enfocada. As análises empreendidas procuraram demonstrar o multifacetado trânsito de referências históricas e culturais que se encontram na origem da criação cinematográfica de Silvino Santos e das elites locais com os quais se relacionou. Foram utilizados elementos diversos, oriundos de relatórios oficiais, críticas de jornais, livros, fotografias, pinturas, cartões postais que corroboram diversas estratégias de filmagens, sejam elas "documentais", ficionalizantes, encenadas etc.. Buscou-se dar a ver o trânsito complexo de raízes, procedimentos e efeitos reconhecidos nos objetos tratados. Bem como buscou-se atentar para a relação dos discursos fílmicos com o contexto colonialista vigente no cinema dito silencioso. O percurso da pesquisa apresenta também um estudo panorâmico sobre as principais produções discursivas, sobretudo visuais, que remontam ao final do século XIX, auge da economia da borracha e período da implementação da propaganda moderna financiada e demandada pelas elites governamentais e comerciais do Amazonas. Considerações da Nova História do Cinema, História Cultural e História Social da Arte foram tomadas como referenciais teóricos.
Título em inglês
The Cinema of Silvino Santos (1918-1922) and the Amazonian representation: history, art and society
Palavras-chave em inglês
Amazon
Brazilian cinema
Cultural History
documentary
Silvino Santos
Resumo em inglês
This thesis investigates the representation of the Amazon region in the documentary feature films of the Portuguese-Brazilian filmmaker Silvino Santos Amazonas, maior rio do mundo (1918-1920) and No paiz das Amazonas (1921/1922), considering its historical and aesthetic dimension. It seeks to discuss the particularities apprehended in each of them through the filmic analysis and the light of the history and the discursive traditions about the focused region. The analyzes attempted to demonstrate the multifaceted transit of historical and cultural references that are at the origin of the cinematographic creation of Silvino Santos and the local elites with whom he related. Various elements were used, from official reports, criticisms of newspapers, books, photographs, paintings, postcards that corroborate diverse strategies of filming, whether they are "documentary", ficionalizantes, staged etc. The aim was to show the complex transit of roots, procedures and effects recognized in the treated objects. As well as an attempt was made to look at the relation of the filmic discourses with the current colonialist context in the so-called silent film. The course of the research also presents a panoramic study on the main discursive productions, mainly visual, dating back to the end of the 19th century, the boom of the rubber economy and the period of implementation of the modern propaganda financed and demanded by the governmental and commercial elites of Amazonas. Considerations of the New History of Cinema, Cultural History and Social History of Art were taken as theoretical references.
 
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SavioLuisStocoVC.pdf (5.41 Mbytes)
Data de Publicação
2019-07-31
 
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