• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-27122018-103310
Document
Auteur
Nom complet
Gisele Frederico
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Rosa, Almir Antonio (Président)
Ferraraz, Rogério
Leão, Lucia Isaltina Clemente
Titre en portugais
A modelização na construção estética do sistema transmídia The Walking Dead
Mots-clés en portugais
Convergência digital
Identidade estética
Semiótica da cultura
Sistemas transmídia
Resumé en portugais
O desenvolvimento de novas tecnologias transformou a cultura material da nossa sociedade em fins do século XX. Em meio a essas mudanças, a informação passou a ser um produto amplamente comercializado. Nesse contexto, a convergência digital surgiu como um novo paradigma comunicacional, artístico e de distribuição. Uma obra transmídia, fruto da convergência digital, é aquela que explora diferentes plataformas e mídias, as quais se relacionam e formam uma rede em que o espectador-usuário pode navegar por amplos universos narrativos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a construção da estética na obra transmídia The Walking Dead por meio de uma abordagem semiótica. Para isso, em um primeiro momento, aproximamos o conceito de semiosfera, desenvolvido por Iuri Lotman, ao conceito de sistema transmídia, de modo a demonstrar que ambos se comportam como espaços geradores de semiose entre as diferentes linguagens que os compõem. Nossa análise começa com a averiguação de como se deu a tradução dos quadrinhos -- mídia que deu início ao sistema -- para a série televisiva. Para isso, tomamos como base as obras de Julio Plaza, Haroldo de Campos, Roman Jakobson e Décio Pignatari. Nosso objetivo é identificar os textos semióticos que se modelizam em todo o sistema transmídia, construindo sua identidade estética. Identificamos os elementos de matriz modelizante a partir da sintaxe cinematográfica, com base nos estudos de Nöel Burch, Gilles Deleuze, Ismail Xavier, entre outros. O universo narrativo de The Walking Dead é construído por meio de quadrinhos, livros, séries televisivas, web serie, podcasts, aplicativos de segunda tela e de realidade expandida, videogames etc. Por se tratar de um sistema transmídia muito amplo, optamos por analisar, além dos quadrinhos e da série televisiva, outros meios que são definidos pela linguagem audiovisual: a web serie e os videogames The Walking Dead, da Telltale Games, e The Walking Dead: Survival Instinct, da Terminal Reality. Nossa pesquisa vai além das questões relacionadas às estratégias comerciais e narrativas, detendo-se na elaboração da identidade estética do sistema transmídia e concluindo que ela não é aleatória, mas definida pela modelização de textos semióticos.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Aesthetic identity
Digital convergence
Semiotics of culture
Transmedia storytelling
Resumé en anglais
The development of new technologies transformed society's material culture by the end of the 20th century. In the midst of these changes, information has become a widely marketed product. In this context, digital convergence emerged as a new communication, artistic and distribution paradigm. Transmedia storytelling, a result of digital convergence, explores different platforms and medias, which are interrelated and form a web where user-spectator can navigate through broad narrative universes. Thus, the objective of this work is to analyze the construction of the aesthetic identity in The Walking Dead through a semiotic approach. Firstly, we compare the concept of semiosphere, developed by Iuri Lotman, with the concept of transmedia in order to demonstrate that both behave as spaces where different languages are in semiosis. Then, we analyze how the translation between symbolic language of comics - media that started the narrative universe of The Walking Dead - and television occurred. For this, we build our analysis on Julio Plaza, Haroldo de Campos, Roman Jakobson and Décio Pignatari's theories. Our goal is to identify semiotic texts that are modeled throughout the transmedia universe, building their aesthetic identity. The modeling elements are identified from the cinematographic syntax, based on the studies of Nöel Burch, Gilles Deleuze, Ismail Xavier, among others. The narrative universe of The Walking Dead is explored through comics, books, television series, web series, podcasts, second screen and expanded reality applications, video games, etc. Because it is a very broad media web, we have chosen to analyze, in addition to the comics and television series, The Walking Dead web series and video games, from Telltale Games and Terminal Reality. We intend to demonstrate that discussions about transmedia storytelling go far beyond commercial distribution strategies or narrative aspects. We plan to investigate the development of its aesthetic identity and to propose that it is not random, but it is defined by the modeling of semiotic texts.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
GiseleFrederico.pdf (4.56 Mbytes)
Date de Publication
2018-12-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.