• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-27032021-115334
Documento
Autor
Nombre completo
Felipe Berger Faraco
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Vicente, Eduardo (Presidente)
Dias, Marcia Regina Tosta
Hikiji, Rose Satiko Gitirana
Marchi, Leonardo Gabriel de
Nakano, Davi Noboru
Título en portugués
Música alternativa brasileira: análise de trajetórias
Palabras clave en portugués
Antropologia da Música
Comunicação Social
Comunidades Musicais
Música Alternativa Brasileira
Teoria do Habitus
Resumen en portugués
A presente tese tem como objeto de estudo a comunidade musical, denominada de Música Alternativa Brasileira, com o objetivo geral de descrever as suas trajetórias, como processo de constituição de sinalizadores de certos fazeres contemporâneos em música. Em termos de objetivos específicos, buscamos entender o que caracteriza essas práticas contemporâneas e como elas se manifestam na comunidade em questão; conceituar o grupo no qual ocorrem esses processos e o que lhes confere o senso do que é comum, bem como apontar o que lhe faz particular. Finalmente, propusemos uma periodização das suas práticas, com a intenção de adicionar um entendimento historiográfico aos processos. Essa periodização permitiu observar modulações na qualidade das interações e o modo como as trajetórias animam estruturas sobre quais se articulam essas ações. Nesse sentido, o referencial teórico envolve, em especial, o uso da reflexão de Bourdieu, relacionado a sua investigação sobre a produção de arte, enriquecida pela contribuição de aspectos da análise antropológica sobre o tema, com ênfase no emprego da categoria "comunidades musicais", como é feito por Shelemay. A metodologia utilizada, inicialmente, foi um mapeamento preliminar da Música Alternativa Brasileira, através da produção acadêmica disponível. Posteriormente, incluímos etapas de imersão em campo e de aplicação de entrevistas a membros selecionados do grupo na cidade de São Paulo. Como principais resultados, podem ser mencionados: a descrição do contexto de surgimento do fenômeno; a distinção entre a maneira como se estruturam os discursos da comunidade e suas práticas; e a proposição de uma matriz de organização, capaz de dar conta da investigação acerca do grupo.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Anthropology of Music
Brazilian Alternative Music
Habitus Theory
Musical Communities
Social Communication
Resumen en inglés
This thesis has as its object of study the musical community, called Brazilian Alternative Music, with the general objective of describing their trajectories, as a process of constituting the signs of certain contemporary acts in music. In terms of specific objectives, we seek to understand what characterizes these contemporary practices and how they manifest themselves in the community in question; conceptualize the group in which these processes occur and what gives them a sense of what is common, as well as point out what makes it particular. Finally, we proposed a periodization of their practices, with the intention of adding a historiographical understanding to the processes. This periodization allowed us to observe modulations in the quality of interactions and the way in which trajectories animate structures on which these actions are articulated. In this sense, the theoretical framework involves, in particular, the use of Bourdieu's reflection, related to his research on art production, enriched by the contribution of aspects of anthropological analysis on the theme, with emphasis on the use of the "musical communities" category, as done by Shelemay. The methodology used, initially, was a preliminary mapping of Alternative Brazilian Music, through the academic production available. Subsequently, we included stages of immersion in the field and application of interviews to selected members of the group in the city of São Paulo. The main results can be mentioned: the description of the context in which the phenomenon arose; the distinction between the way in which community discourses are structured and their practices; and the proposition of an organization matrix, capable of handling research about the group.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-04-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.