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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-26092022-112042
Documento
Autor
Nome completo
Regis Salvarani dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Vicente, Eduardo (Presidente)
Batista, Leandro Leonardo
Marchi, Leonardo Gabriel de
Título em português
As marcas e a música: um estudo de caso sobre o programa de patrocínio Natura Musical
Palavras-chave em português
Estudo de caso
Indústria Fonográfica
Leis de Renúncia Fiscal
Marketing Relacionado a Causas
MPB
Música Independente
Natura Musical
Resumo em português
As leis de renúncia fiscal e o patrocínio de empresas públicas e privadas tornaram-se dois dos mais importantes instrumentos de remuneração de uma parcela da indústria da música no Brasil. A empresa de cosméticos e perfumaria Natura desenvolveu um dos mais reconhecidos e longevos programas de patrocínio à música, a partir da utilização destas leis, o Natura Musical. Esta dissertação é um trabalho exploratório, realizado a partir de um estudo de caso, que visa entender como, por que, e em que circunstâncias este programa se desenvolveu, e que impactos causou junto aos artistas patrocinados e no mercado da música. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre marca, valor de marca, as interações das marcas a música, as leis de renúncia fiscal, os patrocínios, e o marketing relacionado a causas. Estudamos também como se desenvolveu a indústria fonográfica e como ela chegou ao cenário contemporâneo. Com a realização de entrevistas, estudamos em profundidade o Natura Musical e seus impactos na cadeia produtiva da música. Entre os achados da pesquisa estão uma crítica ao modelo comumente usado para a utilização das leis de renúncia fiscal no país e em contraposição um modelo exemplar de utilização destas verbas. Identificamos também a emergência de uma nova classe artística independente, em parte dependente de patrocínios através de editais. Observamos ainda um vácuo deixado pelas gravadoras que passa a ser ocupado por marcas, e, por fim, fizemos uma crítica ao modelo de divulgação proposto para os trabalhos patrocinados pelo Natura Musical.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
case-study
cause-related marketing
fiscal incentive laws
MPB, independent music
music industry
Natura Musical
Resumo em inglês
The fiscal incentive laws and privateand public companies' sponsorship became important models for music artists' remunerationin Brazil. Natura, a great Brazilian cosmetic and perfumery company developed oneof the most admired sponsorship programs for music based on these laws, Natura Musical.This masters dissertation is an exploratory work, using a case study methodology,with the aim of understanding why and how this program was created andcontinues, how its being received by the artists, and its impacts on the Brazilianmusic market. We have done a bibliographic review about brands, brand equity,the interactions between brands and music, fiscal incentive laws, sponsorship,and cause-related marketing. We studied also the history of the music industry andhow we came to the present scenery. We have done interviews with some NaturaMusical creators and managers, and with artists, producers, and professionals involved in the music business. The researchfindings took us to a critique of the fiscal incentive laws most used model in Brazil and to an exemplar model too. We identified also the emergence of a newindependent artistic class that depends, in part, on sponsorship programs. Weobserved too that private and public companies are occupying the space left byrecording companies in the music market. And, lastly, we have criticized thepromotion model used by independent artists sponsored by Natura Musical.
 
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Data de Publicação
2022-09-26
 
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