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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-26082021-123104
Documento
Autor
Nome completo
Marcella Grecco de Araujo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Hamburger, Esther Imperio (Presidente)
Araújo, Luciana Sá Leitão Corrêa de
Costa, Flavia Cesarino
Morettin, Eduardo Victorio
Schvarzman, Sheila
Título em português
Cleo de Verberena: cineasta brasileira
Palavras-chave em português
Cinema silencioso
Cleo de Verberena
Mulheres na história
Pioneiras do cinema
Resumo em português
Inserida em um movimento atual e transnacional de resgate da história de pioneiras no cinema, esta tese de doutorado aborda a trajetória de Cleo de Verberena, cineasta brasileira. Nascida Jacyra Martins da Silveira, em 1904, Cleo de Verberena fundou em São Paulo junto de seu marido, Cesar Melani, a EPICA-FILM, companhia através da qual dirigiu e protagonizou seu primeiro e único filme, o longa metragem silencioso O Mysterio do Dominó Preto (1931). No decorrer do texto, procuramos pensar a relação da mulher com o cinema no início do século XX de forma abrangente e também local, relacionando a experiência de Cleo com a de outras pioneiras e refletindo sobre as particularidades do fazer cinematográfico brasileiro no período. Para tanto, baseamo-nos, principalmente, em bibliografia sobre história do cinema e estudos de gênero e nos achados na Biblioteca Nacional, Cinemateca Brasileira e Acervo Cinédia sobre Cleo de Verberena, bem como em conversas com familiares. Por se reconhecer e ser reconhecida pela imprensa da época como cineasta e, por de fato ter exibido um longa metragem em circuito comercial, Cleo de Verberena pode ser considerada a primeira diretora brasileira. Alertamos, no entanto, que esta tese de doutorado não visa o defender de um posicionamento cronológico na história do cinema, mas apenas lançar luz à trajetória desta pioneira nacional.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Cleo de Verberena
Pioneers of cinema
Silent cinema
Women in history
Resumo em inglês
Inserted in a current and transnational movement to rescue the history of pioneer women in cinema, this doctoral thesis addresses the trajectory of Cleo de Verberena, a Brazilian filmmaker. Born Jacyra Martins da Silveira, in 1904, Cleo de Verberena founded in São Paulo with her husband, Cesar Melani, the EPICA-FILM, company through which she directed and starred her first and only film, the silent feature The Mystery of the Black Domino (1931). Throughout the text, we aimed to think about the relationship between women and cinema in the early twentieth century in a wide and also local way, relating Cleo's experience to that of other pioneers and reflecting on the particularities of Brazilian cinematography in the period. In order to do so, we rely mainly on bibliography on the history of cinema and gender studies and on the findings at the Brazilian National Library, Brazilian Cinematheque and the Cinédia Collection on Cleo de Verberena, as well as on conversations with family members. For recognizing and being recognized by the press of the period as a filmmaker and, for having in fact exhibited a feature film on a commercial circuit, Cleo de Verberena can be considered the first Brazilian filmmaker. We warn, however, that this doctoral thesis does not aim to defend a chronological position in the history of cinema, but only to shed light on the trajectory of this national pioneer.
 
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Data de Publicação
2021-08-26
 
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