• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-26022021-224044
Document
Auteur
Nom complet
Maria Luiza Dias de Almeida Marques
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Avancini, Atilio José (Président)
Borges, Cristian da Silva
Gallo, Sergio Nesteriuk
Lopes, Roseli de Deus
Muramatsu, Mikiya
Titre en portugais
A poesia insólita do cinema científico
Mots-clés en portugais
cinema científico
De Revolutionibus
filme de pesquisa acadêmica
linguagem do cinema
Nicolau Copérnico
Resumé en portugais
Esta tese consiste em um estudo sobre o cinema científico, discutindo linguagem e estética, com o propósito de buscar compreender seu lugar e seu valor na cultura audiovisual. A hipótese de pesquisa é que o cinema científico insere-se em um contexto de criação e de produção de conhecimento em que a linguagem poética e a imaginação ocupam lugar privilegiado. Investigar o terreno da ciência em filme teve como objetivo compreender as conexões entre o cinema e a ciência do ponto de vista dos procedimentos, do público e dos significados. Para tanto, foi necessário encontrar uma definição abrangente do gênero científico dentro do cinema, entendendo-o como uma linguagem híbrida, singular e transdisciplinar. Como método, adotamos: estudar a origem das imagens científicas e sua evolução desde a ilustração, a fotografia e o cinema; observar o emprego de técnicas, linguagens e modos de enunciação no cinema científico; entrevistar diretores e equipes de cinema científico. Constituem o objeto desta pesquisa os filmes de Marcello Tassara De Revolutionibus e a série de curtas-metragens Centro de massa (recuperados e digitalizados para esta pesquisa), e Nicholas Copernicus, de Ray e Charles Eames. A análise destes objetos e de outras produções em âmbito mundial subsidiou a hipótese da possibilidade da linguagem poética e criativa no cinema científico.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
cinematographic language
De Revolutionibus
film of academic research
Nicolau Copérnico
scientific cinema
Resumé en anglais
This thesis comprises a study about the scientific cinema, discussing language and aesthetics aiming to understand its status and its value in the audiovisual culture. The research hypothesis is that the scientific cinema lies within a context of creation and production of knowledge in which poetic language and imagination have a prominent place. By looking into the domain of science in cinema we targeted to understand the connections between science and cinema from the standpoint of the procedures, public and meanings (symbolization). In view of that, it was mandatory to find a broader definition of scientific genre within cinema, taking it as a hybrid, singular and transdisciplinary language. Regarding the method, it encompasses: studying the origin of scientific images and their evolvement from (since) illustration, photography and cinema; observing the use of techniques, languages and forms of enunciation in the scientific cinema; interviewing directors and groups of scientific cinema. The object of this research comprises Marcello Tassara's films De Revolutionibus and the series of short films Centro de massa (recovered and remastered for this research), and Nicholas Copernicus by Ray and Charles Eames. The analysis of these objects and other worldwide film productions supported the hypothesis of poetic and creative language in the scientific cinema.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-03-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.