• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-26022021-224044
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Luiza Dias de Almeida Marques
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Avancini, Atilio José (Presidente)
Borges, Cristian da Silva
Gallo, Sergio Nesteriuk
Lopes, Roseli de Deus
Muramatsu, Mikiya
Título en portugués
A poesia insólita do cinema científico
Palabras clave en portugués
cinema científico
De Revolutionibus
filme de pesquisa acadêmica
linguagem do cinema
Nicolau Copérnico
Resumen en portugués
Esta tese consiste em um estudo sobre o cinema científico, discutindo linguagem e estética, com o propósito de buscar compreender seu lugar e seu valor na cultura audiovisual. A hipótese de pesquisa é que o cinema científico insere-se em um contexto de criação e de produção de conhecimento em que a linguagem poética e a imaginação ocupam lugar privilegiado. Investigar o terreno da ciência em filme teve como objetivo compreender as conexões entre o cinema e a ciência do ponto de vista dos procedimentos, do público e dos significados. Para tanto, foi necessário encontrar uma definição abrangente do gênero científico dentro do cinema, entendendo-o como uma linguagem híbrida, singular e transdisciplinar. Como método, adotamos: estudar a origem das imagens científicas e sua evolução desde a ilustração, a fotografia e o cinema; observar o emprego de técnicas, linguagens e modos de enunciação no cinema científico; entrevistar diretores e equipes de cinema científico. Constituem o objeto desta pesquisa os filmes de Marcello Tassara De Revolutionibus e a série de curtas-metragens Centro de massa (recuperados e digitalizados para esta pesquisa), e Nicholas Copernicus, de Ray e Charles Eames. A análise destes objetos e de outras produções em âmbito mundial subsidiou a hipótese da possibilidade da linguagem poética e criativa no cinema científico.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
cinematographic language
De Revolutionibus
film of academic research
Nicolau Copérnico
scientific cinema
Resumen en inglés
This thesis comprises a study about the scientific cinema, discussing language and aesthetics aiming to understand its status and its value in the audiovisual culture. The research hypothesis is that the scientific cinema lies within a context of creation and production of knowledge in which poetic language and imagination have a prominent place. By looking into the domain of science in cinema we targeted to understand the connections between science and cinema from the standpoint of the procedures, public and meanings (symbolization). In view of that, it was mandatory to find a broader definition of scientific genre within cinema, taking it as a hybrid, singular and transdisciplinary language. Regarding the method, it encompasses: studying the origin of scientific images and their evolvement from (since) illustration, photography and cinema; observing the use of techniques, languages and forms of enunciation in the scientific cinema; interviewing directors and groups of scientific cinema. The object of this research comprises Marcello Tassara's films De Revolutionibus and the series of short films Centro de massa (recovered and remastered for this research), and Nicholas Copernicus by Ray and Charles Eames. The analysis of these objects and other worldwide film productions supported the hypothesis of poetic and creative language in the scientific cinema.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.