• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-26022021-222405
Document
Auteur
Nom complet
Anselmo Mancini do Nascimento
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Vicente, Eduardo (Président)
Fernandes, Patrícia Moran
Gallo, Sergio Nesteriuk
Marchi, Leonardo Gabriel de
Ramos, Marco Antonio da Silva
Titre en portugais
A trilha sonora e musical produzida ao vivo como experiência cinematográfica
Mots-clés en portugais
Cine concerto
Espetáculo Audiovisual
Experiência Cinematográfica
Trilha sonora ao vivo
Resumé en portugais
Por meio da combinação entre pesquisas teóricas e experiências práticas, este trabalho tem como objetivo discutir a realização de performances cujo mote é a trilha sonora e musical, produzida ao vivo para o acompanhamento (ou não) de projeções cinematográficas. Desta maneira, será oferecida recapitulação histórica que contextualize o desenvolvimento desta prática, entrevistas tanto com teóricos, quanto com realizadores, além de categorização que identifique distintas particularidades encontradas nos projetos observados - estes, pertencentes tanto ao circuito independente (sem vínculo com qualquer distribuidora, franquia etc.), como ao mainstream da música de cinema mundial. A respeito da experiência prática, devido à participação em funções como compositor, intérprete e produtor executivo de inúmeros projetos apresentados em diferentes espaços culturais de referência nacional, tais como SESC - Serviço Social do Comércio, MIS - Museu da Imagem e do Som, Cine Belas Artes, bem como em festivais internacionais que contemplam esse tipo de atividade, foi possível vivenciar na íntegra a produção de espetáculos similares aos investigados e, como consequência, criar uma plataforma própria chamada Cine Concerto BR - primeira deste segmento no país; processos que serão relatados de maneira detalhada. Assim, almeja-se expor um panorama mercadológico que se encontra em plena ascensão no cenário contemporâneo, bem como proporcionar uma maior reflexão acerca da "experiência do ao vivo".
Titre en anglais
The soundtrack and score produced live as cinematographic experience
Mots-clés en anglais
Audiovisual spectacle
Cine concert
Cinematographic experience
Live soundtrack
Resumé en anglais
By a combination of theoretical research and practical experiences, this work aims to discuss the performance of shows whose theme is soundtracks and film scoring produced live, for the accompaniment (or not) of cinematographic screenings. Thus, it will present a historical recapitulation, which contextualizes the development of this practice, besides interviews both with scholars and performers, and a categorization which identifies distinct particularities found in the observed projects. These belong both to the independent field (without any bond to distributors, franchises, etc.), and to the mainstream of worldwide cinema music. Regarding the practical experience, it is based on participation in diverse projects in functions such as composer, interpreter and executive producer, presented in different cultural venues which are national references such as SESC, MIS - Museum of Image and Sound, Cine Belas Artes, as well as international festivals which contemplate this type of activity. Consequently, it was possible to experience in full the production of spectacles similar to the researched ones, and, as a result, to create a platform called Cine Concerto BR - pioneer of this pitch in the country. Thereby, it aims to expose a market outlook that is on the rise within the contemporary scenario, in addition to providing a deeper analysis on the "live experience"
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-03-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.