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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-25082021-115618
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Felipe Espinola Lima Fonseca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Machado, Irene de Araujo (Presidente)
Borba, Maria Salete
Brait, Elisabeth
Fernandes, José Carlos
Süssekind, Maria Flora
Título em português
Homem entre meios: centralidade das mídias na produção estética de Valêncio Xavier
Palavras-chave em português
Cinema
Literatura
Semiótica e estética das mídias
Valêncio Xavier
Vídeo
Resumo em português
Mais que produzir uma obra em mídias variadas - o que, por si só, já seria um feito digno de nota -, o paulistano Valêncio Xavier Niculitcheff (1933-2008) realizou vídeos, filmes e livros que tomam a existência humana entre os meios de comunicação como um dos problemas de investigação que sedimentam os caminhos da construção de sua poética. Se sua obra em papel é ainda aquela que mereceu a atenção da crítica especializada, seja ela acadêmica ou de imprensa, a visão para seu sistema de pensamento produzido em forma artística é capaz de agregar camadas à discussão de suas obras e contribuir com elementos fundamentais para o exame de discussões que delas emergem. Tomando como hipótese de trabalho a centralidade - ora formal, ora temática - das mídias comunicacionais e do arquivo de textos culturais na produção estética valenciana, são apresentadas três frentes de entendimento e problematização, as quais delineiam o roteiro de exames da produção do artista. Na primeira, "O vídeo como meio de síntese na cultura da edição", investiga-se o trabalho do artista em torno de episódios históricos colocados em relação às múltiplas tecnologias de registro da memória humana. Observa-se como se situa a preocupação do criador com o tópico da historicidade. Na segunda, "Existir entre meios: indivíduo e tempo, vivência e memória", examina-se a questão do indivíduo em posição de diálogo com os textos e estímulos sensoriais que o cercam, e em como isso também implica uma investigação sobre temporalidade - da sincronia histórica iniciada no capítulo anterior, direciona-se aos tempos da vivência em movimento e das lembranças. Na terceira, "Vulgar invulgar: tensionamentos entre níveis de cultura", são estudadas obras que tomam o jornalismo e a literatura policiais, o cinema e a televisão ou como entrada temática, ou como pano de fundo fabulatório e formal gerador de conflito discursivo na composição de narrativas criminais. Além disso, realiza-se um contraponto entre tendências presentes nos universos fabulatórios valencianos, revelador em seus trabalhos de uma dimensão estética de discussão que parte da tensão entre repertórios inequivalentes promovida pela experiência midiática. Para tais empreendimentos, propõe-se metodologicamente a realização de análises cruzadas de trechos e obras na íntegra componentes de sua produção multimídia, integrantes de um corpus composto por cinco livros, dois curtas-metragens e quatro vídeos. Além da identificação e do estudo do pensamento valenciano em forma estética e de seus desdobramentos, objetiva-se contribuir para a fortuna crítica do objeto, inserindo-o num contexto analítico transdisciplinar.
Título em inglês
Man among media: the centrality of media in Valêncio Xavier's aesthetic production
Palavras-chave em inglês
Cinema
Literature
Semiotics and media aesthetics
Valêncio Xavier
Video
Resumo em inglês
More than producing a work in various media - which, in itself, would be a noteworthy feat -, São Paulo native Valêncio Xavier Niculitcheff (1933-2008) produced videos and films and wrote books that have as one of his main problematics the human existence among media - a problematic that also paved the way for the construction of his poetics. If his literary work still the sphere that attracts attention of the specialized critic (be it academic or critical press), the vision of his artistic thought system can contribute with fundamental elements for the analyses of the discussions that emerge from his work. Considering the centrality - sometimes formal, sometimes thematic - of communicational media and of the archive of cultural texts in Valencian aesthetic production as the hypothesis of this study, three dimensions of understanding and problematization are presented to analyse Xavier's production. In the first one, "Video as a mean of synthesis in the culture of editing", the artist's work around historical episodes related to multiple technologies of recording human memory is investigated and how his concern regarding collective memory is situated. In the second one, "Existing among means: individual and time, experience and memory", the issue of the individual in a position of dialogue with texts and sensory stimuli that surround him and also how this matter implies an investigation about temporality - from historical synchrony to times of moving experience and memory - is analysed. In the third one, "Vulgar unusual: tension between levels of culture", works that explore police journalism and literature, cinema and television are studied either as a thematic entry or as a fabulous and formal background that generates discursive conflict in the composition criminal narratives. In addition, there is a counterpoint between trends present in the Valencian fabulatory universes. It is believed that by promoting tension between disparate cultural levels the artist faces the topic of coexistence between unequal repertoires promoted by the media experience. For such undertakings, it is proposed methodologically to carry out cross analyzes of excerpts and works in full components of its multimedia production, which are part of a corpus composed of five books, two short films and four videos. Moreover the identification and study of Valencian thought in aesthetic form and its consequences, this study aims to contribute to the critical fortune of the object, inserting it in a transdisciplinary analytical context.
 
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Data de Publicação
2021-08-26
 
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