• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-25042023-105750
Documento
Autor
Nome completo
Matheus Pinto Biscaro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Mello, Cecilia Antakly de (Presidente)
Ferraraz, Rogério
Sarubbo, Mauro Alejandro Baptista y Vedia
Título em português
Encurralado: um conto sobre a paranoia, a máquina e a masculinidade na Hollywood dos anos de 1970
Palavras-chave em português
cinema norte-americano
Encurralado
Nova Hollywood
Steven Spielberg
Resumo em português
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo o estudo e a análise do filme Encurralado (Duel, 1971), longa-metragem de estreia do famoso diretor norte-americano Steven Spielberg. A partir de uma pesquisa que relaciona o filme com o contexto histórico e artístico no qual está inserido (isto é, os Estados Unidos dos anos de 1960 e 1970), trabalha-se a ideia de que este filme de diretor, inicialmente realizado para a TV, complica as separações estanques entre um cinema de cunho autoral e um cinema de cunho comercial, além de ressonar temas e estilos apresentados também pelos seus contemporâneos da Nova Hollywood. Para este fim, a pesquisa examina como as questões de identidade norte-americanas se apresentam no filme e compõem a obra, especialmente no que tange às figuras chaves de David Mann (vivido por Dennis Weaver, protagonista da história) e do Caminhão (seu antagonista) e sua relação com os gêneros do thriller e do western e com os temas de paranoia, máquina e masculinidade.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Duel
New Hollywood
North-American cinema
Steven Spielberg
Resumo em inglês
This master's research aims to study and analyze the film Duel (1971), the debut feature by the famous American director Steven Spielberg. Having the films historical and artistic context (that is, the United States of the 1960s and 1970s) as a starting point, the idea presented here is that this film by Spielberg, made originally for the television, complicates and questions the watertight separations between author cinema and commercial cinema, as it resonates with the themes and styles also presented in the works of his New Hollywood contemporaries. To this end, the study examines how American identity issues are presented in the film and its narrative, especially in regard to the key figures of David Mann (played by Dennis Weaver, protagonist of the story) and the Truck (its antagonist), and their relationship with the thriller and western genres and the themes of paranoia, machine and masculinity.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-04-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.