• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-25042023-105750
Documento
Autor
Nombre completo
Matheus Pinto Biscaro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Mello, Cecilia Antakly de (Presidente)
Ferraraz, Rogério
Sarubbo, Mauro Alejandro Baptista y Vedia
Título en portugués
Encurralado: um conto sobre a paranoia, a máquina e a masculinidade na Hollywood dos anos de 1970
Palabras clave en portugués
cinema norte-americano
Encurralado
Nova Hollywood
Steven Spielberg
Resumen en portugués
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo o estudo e a análise do filme Encurralado (Duel, 1971), longa-metragem de estreia do famoso diretor norte-americano Steven Spielberg. A partir de uma pesquisa que relaciona o filme com o contexto histórico e artístico no qual está inserido (isto é, os Estados Unidos dos anos de 1960 e 1970), trabalha-se a ideia de que este filme de diretor, inicialmente realizado para a TV, complica as separações estanques entre um cinema de cunho autoral e um cinema de cunho comercial, além de ressonar temas e estilos apresentados também pelos seus contemporâneos da Nova Hollywood. Para este fim, a pesquisa examina como as questões de identidade norte-americanas se apresentam no filme e compõem a obra, especialmente no que tange às figuras chaves de David Mann (vivido por Dennis Weaver, protagonista da história) e do Caminhão (seu antagonista) e sua relação com os gêneros do thriller e do western e com os temas de paranoia, máquina e masculinidade.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Duel
New Hollywood
North-American cinema
Steven Spielberg
Resumen en inglés
This master's research aims to study and analyze the film Duel (1971), the debut feature by the famous American director Steven Spielberg. Having the films historical and artistic context (that is, the United States of the 1960s and 1970s) as a starting point, the idea presented here is that this film by Spielberg, made originally for the television, complicates and questions the watertight separations between author cinema and commercial cinema, as it resonates with the themes and styles also presented in the works of his New Hollywood contemporaries. To this end, the study examines how American identity issues are presented in the film and its narrative, especially in regard to the key figures of David Mann (played by Dennis Weaver, protagonist of the story) and the Truck (its antagonist), and their relationship with the thriller and western genres and the themes of paranoia, machine and masculinity.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-04-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.