• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-23082021-225137
Document
Auteur
Nom complet
Lygia Pereira dos Santos Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Rosa, Almir Antonio (Président)
Borges, Rosane da Silva
Souza, Edileuza Penha de
Titre en portugais
Direções do olhar: um estudo sobre as poéticas e técnicas de diretoras negras do cinema brasileiro
Mots-clés en portugais
Cinema Negro Brasileiro
Diretoras Negras
Imagens
Mulheres Negras
Olhares Negros
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma os olhares cinematográficos de Viviane Ferreira, Everlane Moraes, Glenda Nicácio e Renata Martins, diretoras negras do cinema brasileiro, inscrevem-se no jogo da política que nos organiza enquanto corpo social. A partir de entrevistas semiestruturadas e da análise (numa perspectiva estética, formal e histórica) de nove filmes dirigidos por elas, observamos que, para pensar o audiovisual proposto por essas criadoras é necessária a construção de uma gramática visual, onde caibam as afrofabulações, presenças, perspectivas éticas e outros elementos poéticos e técnicos, ancorados no paradigma epistemológico afro-brasileiro, e que muitas vezes vão além do que o olho - humano ou maquínico - consegue ver. Como resultado surgem narrativas que expandem as noções de realidade, de liberdade e de possibilidades de existência. No mundo ocidental, a visão foi consagrada como sentido privilegiado e as imagens técnicas (criadas pela fotografia, cinema, televisão, entre outros) alteraram significativamente as relações interpessoais, assim como a forma como vemos e somos vistos. As imagens passaram a ter uma dimensão política e a inscreverem imaginários, valores, signos e comportamentos. Ao longo da história do audiovisual, em países da diáspora africana, observa-se um fator em comum: a ausência de experiências de mulheres negras e/ou o uso recorrente de estereótipos em torno delas. No Brasil, tanto nas produções audiovisuais, quanto nas reflexões teóricas, há um processo de desumanização dos sujeitos negros e de apagamento das nossas múltiplas formas de viver. Entretanto, frente a estrutura social racista, surgem diretoras, roteiristas, e outras profissionais negras no audiovisual que desafiam essas imagens, e que têm buscado construir uma nova cinematografia, onde a multiplicidade e complexidade da experiência negra toma as telas.
Titre en anglais
Directions of the gaze: study on the poetics and techniques of black women directors of Brazilian cinema.
Mots-clés en anglais
Black Brazilian Cinema
Black Looks, Images
Black Women
Black Women Directors
Resumé en anglais
This research aims to analyze how the cinematic gazes of Viviane Ferreira, Everlane Moraes, Glenda Nicácio and Renata Martins, black women directors of Brazilian cinema, are part of the game of politics that organizes us as a society. From semi-structured interviews and the analysis (in an aesthetic, formal and historic al perspective) of nine films directed by them, we observe that, in order to think about the audiovisual proposed by these creators, it is necessary to build a visual grammar, where the afrofabulations, presences, ethical perspectives and other poetic and technical elements can fit. They are anchored in the Afro-Brazilian epistemological paradigm, and many times go beyond what the eye - human or mechanic - can see. As a result, narratives arise that expand the notions of reality, freedom and possibilities of existence. In the Western world, vision was consecrated as the privileged sense, and technical images (created by photography, cinema, television, among others) significantly changed interpersonal relationships, as well as the way we see and are seen. The images started to have a political dimension and to create values, signs and behaviors. Throughout the history of audiovisual, countries of the African diaspora show a common factor: the absence of experiences of black women and/or the recurrent use of stereotypes around them. In Brazil, both in audiovisual productions and in theoretical reflections, there is a process of dehumanizing black subjects and erasing our multiple ways of living. However, facing the racist social structure, directors, screenwriters, and other black women in audiovisual appear to challenge these images and to build a new cinematography, where the multiplicity and complexity of the black experience takes over the screens.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-08-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.